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dc.creatorRogério Brittes Wanderley Pirespt_BR
dc.date.accessioned2021-10-25T16:40:11Z-
dc.date.available2021-10-25T16:40:11Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume23pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage545pt_BR
dc.citation.epage577pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1678-49442017v23n3p545pt_BR
dc.identifier.issn1678-4944pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38490-
dc.description.abstractAmong the Saamaka Maroons (or Businenge) of Upper Suriname, despite growing monetization and their integration into the global capitalist economy, there are some types of exchange in which money is not supposed to circulate, at least not explicitly. In these exchanges, objects – revealingly, objects of foreign manufacturing – act in a way similar to “currencies”. The rejection by the Saamaka of money in certain spheres in which objects, persons, services and words circulate will lead us to the classic – and so often muddled – anthropological distinction between gifts and commodities. I will try to understand how the distinction between exteriority and the interiority is composed in Saamaka, and how money is marked as external, while “gifts”, such as rum and fabric, are made internal.pt_BR
dc.description.resumoO artigo trata dos businenge (maroons, quilombolas) saamaka do Alto Suriname. Parto de um tema clássico da antropologia – a separação nem sempre clara entre dádivas e mercadorias – e um aspecto particular da vida econômica nesta localidade – a rejeição do uso de dinheiro em determinadas esferas de circulação de objetos, serviços e palavras – como problemas. A ideia é compreender os motivos pelos quais, mesmo num contexto econômico crescentemente monetizado e integrado à economia capitalista global, há certos tipos de trocas nas quais o papel-moeda não deve circular de forma explícita, e nas quais fazem o papel de “moeda” objetos cuja fabricação é estrangeira. Busco compreender como é traçada, em Saamaka, a exterioridade e a interioridade, e de que forma o dinheiro é marcado como externa, enquanto certas “dádivas”, como rum e tecido, são feitas internas.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofManapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaamakapt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectDinheiropt_BR
dc.subjectDádivaspt_BR
dc.subjectTrocapt_BR
dc.subject.otherEscravos fugitivospt_BR
dc.subject.otherSurinamept_BR
dc.subject.otherGuiana Francesapt_BR
dc.subject.otherEconomiapt_BR
dc.subject.otherMoedapt_BR
dc.subject.otherRelações de troca (Economia)pt_BR
dc.titleDinheiro, tecidos, rum e a estética do eclipsamento em Saamakapt_BR
dc.title.alternativeMoney, fabric, rum and the aesthetics of eclipsing in Saamakapt_BR
dc.title.alternativeDinero, tejidos, ron y estética del eclipsamiento en Saamakapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/mana/a/JLW7sQw5cfN5x6w9Sq9djZm/?lang=pt&format=pdfpt_BR
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