Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38521
Type: Tese
Title: O papel da crítica na arte pós-histórica : um problema filosófico
Authors: Charliston Pablo do Nascimento
First Advisor: Rodrigo Antônio de Paiva Duarte
First Referee: Virgínia de Araújo Figueiredo
Second Referee: Walter Romero Menon Júnior
Third Referee: Débora Pazetto Ferreira
metadata.dc.contributor.referee4: Luiz Camillo Osório de Almeida
Abstract: O contexto pluralista da arte contemporânea, representado pela ideia de uma era na qual tudo pode vir a ser arte, instaura duas interrogações que ao mesmo tempo questionam o ser da arte e a razão de ser da crítica de arte: ‘Quando tudo pode ser arte, o que difere a arte e os objetos cotidianos?’ e ‘Para quê uma crítica de arte quando tudo pode ser arte?’ são formulações notadamente derivadas do contexto das artes a partir dos anos 1960 até os dias atuais. Encontramos na filosofia dantiana da arte uma estrutura que ao mesmo tempo incorpora os dois problemas acima, como ainda os reflete em um caráter superlativo. Danto, ao tomar para si a tarefa de ingressar no debate estético neowittgensteiniano sobre os conceitos e suas margens delimitadas/não-delimitadas, contrapôs a essa corrente uma resposta inovadora à primeira questão, ao formular a teoria do essencialismo histórico, que define a obra de arte tanto em sua condição teórica quanto histórica. No que diz respeito ao problema da crítica, por outro lado, a teoria de Danto é um tanto problemática. De acordo com o esteta (que, no quesito da crítica, abandona o caráter extensional do essencialismo histórico) a tarefa da crítica de arte consiste em interpretar se a incorporação do significado sobre o objeto foi bem realizada, e em conformidade com a autoridade do artista na formulação do significado. Segundo Danto, existem duas formas de crítica, que atuam de maneira oposta, sendo a primeira, intitulada interpretação de superfície (surface interpretation), aquela que se sustenta na autoridade do autor sobre a significação, e, a segunda, interpretação profunda (deep interpretation), relativa às interpretações hermenêuticas, que para Danto submergem em uma espécie de advinha ou cledomancia teórica. Nesta Tese, defenderei que a concepção dantiana da crítica é eficaz no sentido de sustentar o rigor interpretativo na corporificação do significado, mas inadequada ao reduzir toda interpretação crítica ao princípio essencialista, posto que assim essa teoria ignora que a) o aspecto extensional do essencialismo histórico é condicionado pela institucionalidade do mundo da arte; b) a interpretação de superfície reduz a interpretação crítica da arte a uma tarefa análoga à do criptógrafo; e, c) surface e deep não são necessariamente termos antagônicos, mas complementares. Em contraposição a essa problemática, defenderei que uma adequação do conceito de crítica em Danto pode ser feita e em coerência com o próprio essencialismo histórico, desde que se substitua a dicotomia entre interpretação de superfície e interpretação profunda por uma formulação que ao mesmo tempo contemple a interpretação do significado incorporado e a condição da obra de arte no mundo (institucional) da arte. Para essa adequação teórica, apresentarei um tipo de crítica cujo termo é deeper and deeper interpratation, ou, para especificarmos uma tradução coesa para esse conceito, uma crítica nada-mergulha.
Abstract: The pluralistic context of contemporary art, represented by the idea of an era in which everything can become art, poses two questions that at the same time enquire the very being of art and the rationale for art criticism: 'When everything can be art, what is different between art and everyday objects?' and 'Why an art criticism when everything can be art?' These are formulations notably derived from the context of the arts from the 1960s to the present day. We find a framework in Dantian philosophy of art that both incorporates the above two problems and reflects them in a superlative character. Danto, by taking upon himself the task of entering the Neo-Wittgensteinian aesthetic debate about concepts and their delimited/non-delimited territories, counterposed to this current an innovative answer to the first question, by formulating the theory of historicism and essentialism, which defines the work of art as much in its theoretical as in its historical condition. Regarding the problem of criticism, on the other hand, Danto's theory is somewhat problematic. According to the philosopher (who, when it comes to criticism, abandons the extensional character of historicism-essentialism) the task of art criticism consists in interpreting whether the embodiment of meaning on the object has been well embodiment, and in accordance with the artist's authority in formulating the meaning. According to Danto, there are two forms of criticism, acting in opposite ways: the first, called surface interpretation, is the one that sustains itself on the author's authority over the meaning; and the second, deep interpretation, related to hermeneutic interpretations, which for Danto submerge in a kind of fortune-telling or theoretical cleodomancy. In this thesis, I will argue that the Dantian conception of criticism is effective in the sense of sustaining interpretive rigor in the embodiment of meaning, but inadequate in reducing all critical interpretation to the essentialist principle, since this theory ignores that a) the extensive aspect of essentialism and historicism is conditioned by the institutionality of the artworld; b) surface interpretation reduces the critical interpretation of art to a task analogous to that of the cryptographer; and, c) surface and deep are not necessarily antagonistic terms, since they can also be complementary in a specific understanding. In counterpoint to this problematic, I will argue that an adequation of the concept of criticism in Danto can be made and in coherence with essentialism and historicism itself, provided that the dichotomy between surface and deep interpretation is replaced by a formulation that at the same time contemplates the interpretation of embodied meaning and the condition of the work of art in the (institutional) world of art. For this theoretical adequacy, I will present a type of criticism whose term is ‘deeper and deeper interpretation’, or, to specify a cohesive translation for this concept, a swim-dive critic.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/38521
Issue Date: 8-Jun-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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