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http://hdl.handle.net/1843/38524
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Marina Assis Fonseca | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9113947918206338 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marina de Lima Tavares | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ana Maria Simões Coelho | pt_BR |
dc.creator | João Henrique de Oliveira Fernandes | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6001336935771724 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-28T00:03:04Z | - |
dc.date.available | 2021-10-28T00:03:04Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38524 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo foi realizado na Escola Municipal Aristides José da Silva, localizada em Betim/MG, um espaço produzido a partir da modernização autoritária, ocorrida no Brasil nas décadas de 1960 e 1970. Seus habitantes mantiveram o hábito de plantar em seus quintais, preservando conhecimentos ricos para o processo educativo, capazes de trazer benefícios para a comunidade escolar. Esses aspectos são pouco aproveitados na escola e tal constatação foi motivadora da pesquisa, desenvolvida junto ao PROMESTRE - FAE - UFMG. O trabalho teve como objetivo promover a articulação dos saberes populares relacionados às plantas, desenvolvidos nos quintais, com o conhecimento científico, tendo em vistas a necessidade de diálogo de Saberes. Foi realizado um levantamento sobre tais práticas junto à comunidade escolar (estudantes e suas avós, funcionários e outros), articulado com atividades, envolvendo os citados atores, na construção de um quintal na escola. Utilizamos elementos metodológicos diversos baseados nas pesquisas com o cotidiano escolar, no dialogismo de Paulo Freire e na pesquisa sobre a própria prática do professor. Como instrumentos metodológicos, adotamos a observação meticulosa do cotidiano (seguidas de anotações), as entrevistas com alguns atores deste cotidiano e visitas aos quintais da comunidade. O objetivo foi investigar as relações ancestrais entre pessoas e plantas, valorizando os saberes, contidos nas experiências vivenciadas por estas pessoas nos quintais. Identificamos que este espaço e as ações desenvolvidas nele são os agentes da multiplicação- manutenção dos saberes populares sobre as plantas. Este trabalho e os produtos que dele decorreram (o quintal e um Cordel com oficinas) podem contribuir para a compreensão de que as relações entre os seres humanos e as plantas são profundas, e isso deve ser observado no ensino de Ciências e Geografia. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Quintais | pt_BR |
dc.subject | Diálogo de saberes | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências e Geografia | pt_BR |
dc.subject | Habitar | pt_BR |
dc.subject | Plantas | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Ensino fundamental) -- Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Geografia -- Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem experimental | pt_BR |
dc.subject.other | Família e escola | pt_BR |
dc.subject.other | Plantas -- Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O quintal como espaço educativo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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