Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38566
Type: Monografia (especialização)
Title: Material didático para o ensino de Inglês
Other Titles: Didactic material for English teaching
Authors: Priscila Petit Passos Sérvio
First Advisor: Ricardo Augusto de Souza
First Referee: Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira
Second Referee: Danilo Duarte Costa
Third Referee: Janaína Henrique
Abstract: Este trabalho tem como objetivo desenvolver as quatro habilidades comunicativas na língua inglesa: leitura, audição, conversação e escrita. Consiste em duas unidades didáticas, acompanhadas por um guia do professor. A gramática é praticada de forma indutiva, através de textos escritos e orais trazidos de cenários do mundo real, com o objetivo de alcançar uma compreensão discursiva, mais realista e eficaz. Os conteúdos das unidades foram elaborados para alunos de Inglês como Segunda Língua na adolescência ou 20 anos, ambas as faixas etárias com níveis intermediários-avançados de proficiência. A fim de trazer conteúdos interessantes e atraentes para tal público, o mundo da Internet foi escolhido como a fonte das material linguístico para as unidades. O foco de conhecimento crítico deste trabalho é a relação complicada entre a conexão virtual e a interação pessoal na realidade, portanto, ambas as unidades convidam os alunos a pensar sobre o quão conectados e desconectados podemos estar no mundo de hoje. Neste contexto, os memes (na Unidade I) e as seções de conselhos de redes sociais (na Unidade 2) foram usados como cenários reais em que os alunos podem experimentar um inglês muito vivo e atualizado, e como exemplos de como o texto escrito pode ter uma qualidade de fala. Um meme é o tema da Unidade 1: "Forever Alone" - um jovem solitário virtualmente invisível que tenta, sempre sem sucesso, ser notado pelos outros. Este gênero é utilizado para praticar o uso de pronomes indefinidos, artigos, pronomes pessoais e possessivos e conjunções. A popularidade dos aconselhamentos em redes sociais é usada na Unidade 2; adolescentes e jovens do século XXI utilizam esses ambientes virtuais para pedir todo tipo de sugestões, sinal de que suas vidas não contam com a presença de familiares ou amigos íntimos, com os quais poderiam discutir seus problemas de forma mais direta e reconfortante. Ela propõe o estudo de uma palavra muito frequente, like, usada para relatar a fala e o pensamento, e uma expressão muito frequente, sort of, usada para atingir uma suavização cautelosa da linguagem. Para tanto, destaca a utilização do corpus como ferramenta extremamente útil quando o professor lida com o ensino de vocabulário. Além disso, existe também um conteúdo gramatical tradicional: pronomes relativos. Uma combinação de consciência de gênero linguístico e discussões significativas é o caminho escolhido por este material de ensino para mostrar aos alunos como falantes nativos organizam estrategicamente as conversas e o discurso escrito, provando ser uma forma poderosa de aumentar o aprendizado.
Abstract: This work aims to develop the four communicative skills in the English language: reading, listening, speaking, and writing. There are two teaching units, accompanied by a teacher's guide. The grammar is practiced in an inductive way, through written and oral texts brought from real world scenarios, with the goal of achieving a discourse-based, more realistic, and effective understanding. The contents of the units were created for students of English as a Second Language in their teens or 20s, both age groups with upper intermediate-levels of proficiency. To bring interesting and appealing contents to such an audience, the internet world was chosen as the unit’s source of language material. The critical literacy focus of this work is the complicated relationship between virtual connection and real-life personal interaction, so both units invite students to think about how connected and disconnected we can be in today's world. In this context, the memes (in Unit I) and social media advice boards (in Unit 2) were used as real scenarios in which students can experience very lively and up-to-date English, and as examples of how written text can have a speaking quality. A meme is Unit 1’s theme: "Forever Alone" - a virtually invisible lonely young man who tries, always unsuccessfully, to be noticed by others. This genre is utilized to practice the usage of indefinite pronouns, articles, personal and possessive pronouns, and conjunctions. The popularity of social media advice is used in Unit 2; twenty-first century teenagers and young adults use these virtual environments to ask for all kinds of suggestions, a sign that their lives do not have the presence of family members or intimate friends, with whom they could discuss their issues in a more direct and comforting way. It proposes the study of a very frequent word, like, to report speech and thought, and a very frequent expression, sort of, as a hedging expression. To achieve that, it highlights the use of a corpus as an extremely useful tool when teachers deal with teaching vocabulary. In addition, there is also a traditional grammar content: relative pronouns. A combination of genre awareness and meaningful discussions is the path chosen by this teaching material to show students how native speakers strategically organize conversations and written discourse, proving to be a powerful way to increase learning.
Subject: Língua inglesa – Estudo e ensino
language: eng
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino em Inglês
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/38566
Issue Date: 6-Aug-2014
Appears in Collections:Especialização em Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC NORMATIZADO-ultimatum infinitum 2-2.pdfMonografia Especialização em Inglês Priscila Sérvio1.81 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons