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http://hdl.handle.net/1843/38585
Tipo: | Tese |
Título: | Suporte no trabalho, vínculos organizacionais e desenvolvimento de competências profissionais: modelo integrado de estudo com jovens trabalhadores |
Autor(es): | Michelle de Souza Rocha |
Primeiro Orientador: | Kely César Martins de Paiva |
Primeiro membro da banca : | Diogo Henrique Helal |
Segundo membro da banca: | José Ricardo Costa de Mendonça |
Terceiro membro da banca: | Ricardo Ken Fujihara |
Quarto membro da banca: | Vânia Medianeira Mendes Costa |
Resumo: | O presente estudo visa analisar como se relacionam a percepção de suporte no trabalho (organizacional e social), os vínculos organizacionais (comprometimento, entrincheiramento e consentimento) e as competências profissionais de jovens trabalhadores alocados em uma empresa pública federal. Para isso, realizou-se uma pesquisa de natureza descritiva e explicativa de cunho quantitativo, com emprego de questionário eletrônico. A escolha do público justifica-se por representar um grupo com características peculiares, devido à fase de seu desenvolvimento e por ser a sua inserção um dos grandes desafios da política de emprego nos dias atuais. Trata-se ainda de um público mais vulnerável, que enfrenta maiores dificuldades de inserção no mercado de trabalho e tende a encontrar ocupações mais precárias, agravada ainda pela baixa escolaridade e pela fragilidade da formação educacional de grande parte da população. Os dados de 2034 questionários válidos foram tratados estatisticamente, sendo todas as escalas revalidadas por meio de análise fatorial exploratória, os dados descritivos apresentados, e as relações de causalidade testadas por meio da técnica de modelagem de equações estruturais (SEM), a qual permitiu confirmar 10 das 13 hipóteses propostas. Esses resultados permitem confirmar o argumento de tese proposto na introdução deste trabalho, a saber, “a percepção de suporte no trabalho (formada pelos suportes organizacional e social) fomenta o comprometimento e o consentimento, e desestimula o entrincheiramento, tendo reflexos diretos sobre a formação de competências dos jovens trabalhadores”. Por fim, é possível destacar as seguintes contribuições do presente trabalho: (1) elaboração do modelo teórico validado, que compreendeu três grupos de construtos do campo de comportamento organizacional (suporte no trabalho, vínculos organizacionais e competências); (2) discussão e validação dos relacionamentos entre os construtos pesquisados, alguns ainda não haviam sido discutidos e validados na literatura anteriormente, estabelecendo um precedente para estudos futuros; (3) evidências de validade das escalas empregadas para o público jovem; (4) discussão sobre a singularidade do Entrincheiramento para o público estudado; (5) revalidação da escala de competências profissionais para os jovens trabalhadores; (6) amplitude do estudo, com participação de jovens provenientes de todas as partes do país, o que possibilitou maior robustez nos achados e sua aplicabilidade ao público estudado; (7) representação dos jovens trabalhadores como um grupo de interesse acadêmico, no entanto, ainda pouco explorado. Dessa forma, o presente estudo contribui para o conhecimento do comportamento desse público no trabalho bem como apresenta, como principal implicação gerencial, potencialidade para guiar ações das organizações de forma a elaborar programas de aprendizagem que realmente contribuam para o desenvolvimento profissional desses jovens, visando futuras inserções no mercado de trabalho. Limitações da pesquisa e sugestões para investigações futuras encerram o estudo apresentado. |
Abstract: | This study aims to analyze how the perception of support at work (organizational and social), organizational bonds (commitment, entrenchment and consent) and the professional skills of young workers allocated in a federal public company are related. For this, a descriptive and explanatory quantitative research was carried out, using an electronic questionnaire. The choice of the public is justified because it represents a group with peculiar characteristics, due to the stage of its development and because its insertion is one of the great challenges of employment policy today. It is also a more vulnerable public, which faces greater difficulties in entering the labor market and tends to find more precarious occupations, further aggravated by the low level of education and the fragility of the educational background of a large part of the population. Data from 2034 valid questionnaires were statistically treated, with all scales revalidated through exploratory factor analysis, descriptive data presented, and causality relationships tested through the structural equation modeling technique (SEM), which allowed confirming 10 of the 13 proposed hypotheses. These results allow us to confirm the thesis argument proposed in the introduction of this work, namely, "the perception of support at work (formed by organizational and social supports) fosters commitment and consent, and discourages entrenchment, having direct effects on training skills of young workers”. Finally, it is possible to highlight the following contributions of the present work: (1) elaboration of the validated theoretical model, which comprised three groups of constructs in the field of organizational behavior (support at work, organizational bonds and competences); (2) discussion and validation of the relationships between the researched constructs, some of which had not been discussed and validated in the literature before, establishing a precedent for future studies; (3) evidence of validity of the scales used for the young audience; (4) discussion about the uniqueness of Entrenchment for the studied public; (5) revalidation of the professional skills scale for young workers; (6) scope of the study, with the participation of young people from all parts of the country, which allowed for greater robustness in the findings and its applicability to the studied public; (7) representation of young workers as an academic interest group, however, still little explored. Thus, the present study contributes to the knowledge of the behavior of this public at work, as well as presenting, as its main managerial implication, the potential to guide the actions of organizations in order to develop learning programs that really contribute to the professional development of these young people, with a view to future insertions in the labor market. Research limitations and suggestions for future investigations close the study presented. |
Assunto: | Trabalhadores (Brasil) Jovens Administração de pessoal |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38585 |
Data do documento: | 24-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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