Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38586
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dc.creatorHermínia Maria Martins Lima Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-03T12:57:22Z-
dc.date.available2021-11-03T12:57:22Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage13pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38586-
dc.description.resumoEste estudo, à luz de uma abordagem discursiva em interface com a psicanálise, propõe investigar o discurso de sete professores que atuam em turmas de ensino básico de uma escola pública localizada no interior de Minas Gerais cujo público discente, em grande parte, é oriundo de comunidades rurais. Para a pesquisa, admite-se que existem novas2 formas da sociedade contemporânea se organizar, novas maneiras do sujeito se relacionar com o espaço e o tempo, novas formas de fazer laço social, ou seja, o que se tem é uma sociedade da supremacia do imaginário e empobrecimento na palavra, do simbólico, sociedade narcísica, teatral, cuja performance do sujeito adquire destaque na cena social, no movimento de sedução, de objetalização do outro em prol de satisfação pessoal. É sob essa perspectiva que se pretende refletir a respeito do surgimento de novas imagens de si do professor, de novas representações, de novos modos de subjetivação do professor na atualidade. Tendo em vista os objetivos propostos, o corpus foi construído a partir, no primeiro momento, da realização de entrevista individual de natureza semiestruturada que permitiu ao professor falar e refletir sobre si, sobre o seu fazer em sala de aula e sobre ser professor na atualidade. No segundo momento de encontro com os professores, foram realizadas rodas coletivas de conversa com propósito de interrogar os discursos cristalizados presentes nas entrevistas, colocar em xeque as identificações do grupo atravessadas pelo imaginário coletivo e possibilitar a emergência de dizeres silenciados nas entrevistas. Para tanto, alguns questionamentos se apresentaram pertinentes para este estudo: De que maneira se configuram as relações professor-aluno nessa nova dinâmica social? Houve um esvaziamento simbólico e imaginário da função de professor enquanto autoridade? Como é construída a relação dos docentes com os discursos das políticas pedagógicas do campo educacional?pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofSimpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Discursos e Desigualdades Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSubjetivaçãopt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subject.otherAnálise de discursopt_BR
dc.subject.otherDocentespt_BR
dc.subject.otherProfessor - Educaçãopt_BR
dc.title(Re)arranjos sociais e modos de subjetivação do professor na contemporaneidadept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://a39f6f57-0353-41f7-861d-38ed828e9e95.filesusr.com/ugd/0bea23_a69eb22b2820463eabbda680ba1a8ffd.pdfpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-3140-7802pt_BR
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