Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38596
Type: Dissertação
Title: Elaboração de previsões e hipóteses no ensino remoto: como vídeos educativos japoneses auxiliam os estudantes do 8º ano a compreenderem a ciência?
Authors: Luciana Nami Kadooca
First Advisor: Ana Luiza de Quadros
First Referee: Luiz Gustavo Franco Silveira
Second Referee: Angélica Oliveira de Araujo
Abstract: No ensino e aprendizagem de Ciências, o envolvimento de estudantes com práticas epistêmicas da Ciência pode propiciar o desenvolvimento de compreensões a respeito dos processos e das características da atividade científica. Ao longo dos anos, pesquisas realizadas para investigar as concepções de estudantes sobre a atividade científica têm indicado a existência de visões estereotipadas e deformadas a respeito desse empreendimento. Outras, mais recentes, demonstram que por meio de pequenas mudanças alguns aspectos desse imaginário vêm se distanciando dos estereótipos descritos na literatura. Isto posto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o envolvimento de estudantes com atividades ancoradas em práticas epistêmicas, especialmente elaborar hipóteses e fazer previsões, e como essas práticas contribuem para a compreensão de aspectos da Ciência. Para isso foi organizada e desenvolvida uma sequência de ensino baseada em vídeos educativos e experimentos demonstrativos. Os vídeos educativos fazem parte de um programa de televisão japonês e de um concurso de comunicação científica (vídeo What is a flame?, do concurso The Flame Challenge). O programa é intitulado 考えるカラス~科学の考え方~ (Pense como um corvo! As formas de pensar da Ciência, tradução nossa), do qual selecionamos os vídeos 仮説大好き-デデ二オン (Dedenion, os que adoram hipóteses, tradução nossa) e alguns experimentos. A produção de dados aconteceu no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) – estratégia adotada durante a pandemia do novo coronavírus – no oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada em uma universidade federal de Minas Gerais, no período de um mês, com três aulas síncronas e seis assíncronas, durante o segundo semestre de 2020. A análise dos dados foi realizada de forma qualitativa, utilizando categorias pré-estabelecidas e outras que emergiram dos dados. Como resultado geral, percebemos um bom envolvimento dos participantes com as atividades. Os estudantes possuíam, inicialmente, compreensões de aspectos importantes da Ciência que os afastavam de alguns estereótipos ou de visões deformadas descritas na literatura. As atividades propostas, ancoradas na elaboração de hipóteses e previsões, promoveram ampliação da compreensão do empreendimento científico, principalmente em relação à provisoriedade do conhecimento e às limitações da própria Ciência. O envolvimento em práticas epistêmicas propiciou, também, a construção conceitual da chama, sendo observadas algumas melhorias na qualidade das hipóteses elaboradas pelos estudantes ao longo das atividades. Considerando o contexto de realização – ERE – argumentamos que a pesquisa contribuiu para a ampliação de conhecimento a respeito de hipóteses e previsões como práticas epistêmicas da Ciência. Consideramos também que os vídeos utilizados se mostraram recursos promissores para a Educação em Ciências.
Abstract: During the process of teaching and learning science, the student's involvement with epistemic practices of science can enable the comprehension about the process and characteristics of scientific activities. Over the years, researches were made to investigate student's conception about scientific activities, indicating that there are stereotyped and distorted visions about this activity. More recent studies demonstrate that through small changes, some aspects of that imaginary are getting away from the stereotypes described by the literature. In this work, the objective is to appraise the student’s involvement with activities based on epistemic practices, especially hypothesis and prediction elaboration, and how these practices contribute to the comprehension of science’s aspects. With that in mind, a teaching sequence that took as reference educational videos and demonstrative experiments were developed. Those educational videos belong to a japanese television program and a scientific communication contest (What is a flame? video, from The Flame Challenge contest). The television program’s name is 考えるカラス~科学の考え方 (Think like a crow – The scientific method), which the selected videos where 仮説大好き-デデニオン (Dedenion, those who likes hypothesis, own translation) and some experiments. The data production happened during the context of Emergency Remote Teaching (ERT) – strategy adopted during the coronavirus pandemic – on an 8th year class of an elementary school, localized inside a federal university of Minas Gerais, during a month, with tree synchronous and six asynchronous classes, throughout the second semester of 2020. In this work, data analysis was performed in a qualitative way, utilizing pre-established categories and some other ones that emerged from the data. As an overall result, was noticed a positive engagement from the participants with the proposed activities. Initially the students had a good comprehension of some important aspects of science, that kept them away from some of the stereotypes or distorted visions. The proposed activities, anchored in the elaboration of hypothesis and predictions, promoted an expansion of the understanding towards the scientific enterprise, mostly regarding the knowledge’s temporariness and science’s own limitations. The involvement in epistemic practices also provided the conceptual construction about the flame, there were observed some quality improvements in the hypothesis elaborated by the students over the activities. Considering the context of the implementation – ERT – it was discussed that the research contributed to the expansion of knowledge about hypothesis and predictions as epistemic practices of science. It also was considered that the utilized videos were promising resources to the Education in Science.
Subject: Educação
Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Ciências (Ensino fundamental) - Métodos de ensino
Ciências (Ensino fundamental) - Compreensão
Ciências (Ensino fundamental) - Metodologia
. Videoteipes na educação
Pandemia - Aspectos educacionais
COVID-19 (Doença) - Quarentena - Ensino à distância
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38596
Issue Date: 23-Jun-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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