Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38614
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sergio Manuel Merencio Martinspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3836604348371464pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Heloisa Soares de Moura Costapt_BR
dc.contributor.referee1Doralice Barros Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Frederico Canutopt_BR
dc.contributor.referee3Rita de Cássia Lucena Vellosopt_BR
dc.creatorCarolina Maria Soares Limapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9448585495837786pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-08T17:32:27Z-
dc.date.available2021-11-08T17:32:27Z-
dc.date.issued2021-08-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38614-
dc.description.abstractThe present master’s dissertation, submitted as a partial requirement to obtain a master's degree in geography to the Graduate Program in Geography of the Federal University of Minas Gerais, receives the title of " Risco para quê? - A arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana". The research was carried out between the years of 2020 and 2021. In the text, the author discusses the notions related to the public space in contemporary cities, the concept of representation in geography and the possible links between art, representations and space public nowadays. Following, there are chapters that seek to discuss case analyses in three different urban contexts in Latin America. The first is in Comuna 13, located in the Colombian city of Medellín, where street art, tourism and violence are part of the daily life at the Commune*. The second case is located in the city of São Paulo, on the edge of political conflicts, which says that it respects urban art and the appropriation of public space through manifestations of peripheral culture. Finally, in the third case, through exploratory research, the analysis is placed in Belo Horizonte, as a focus for the works of art of the "Circuito Urbano de Arte" and the reactions of the society and the own State against the works. From the analysis, the relationships that were established between a manifestation of urban culture and its own production of space are verified, having as a central question: How do graffiti, mural, and pixel work relate to (re) social production of space in different urban contexts? Under the hypothesis that urban art reinforces and denounces the social contradictions present in the production and reproduction of urban space, in addition to the bibliographical review, the collection of empirical data was derived through interviews, documentary analysis, focal groups and observations of non-participants. This research opens, furthermore, doors, for questions and details not only in the context of geography but also in other fields of knowledge.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação, entregue como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Geografia ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais, que recebeu o título de Risco para quê? - A arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americana, foi realizada entre os anos de 2020 e 2021. Ao longo do texto, discute-se as noções relativas ao espaço público nas cidades contemporâneas, a noção de representação em geografia e os entrelaces possíveis entre a arte, as representações e o espaço público na atualidade. Em seguida, são apresentados capítulos que buscam discutir análises de casos em três diferentes contextos urbanos na América Latina. O primeiro deles é a Comuna 13, na cidade colombiana de Medellín, onde a arte de rua, o turismo e a violência permeiam o cotidiano dos moradores da Comuna. O segundo caso é situado na cidade de São Paulo, sob a égide de conflitos políticos no que diz respeito à arte urbana e à apropriação do espaço público por meio de manifestações da cultura periférica. Finalmente, no terceiro caso, mediante uma pesquisa exploratória, a análise se coloca em Belo Horizonte, com foco para as obras de arte do Circuito Urbano de Arte e as reações da sociedade e do próprio Estado frente às obras. A partir das análises, são verificadas as relações que se estabelecem entre tais manifestações da cultura urbana e a própria produção do espaço, tendo como pergunta central: como se relacionam as obras de graffiti, mural e pixo à (re)produção social do espaço em diferentes contextos urbanos? Sob a hipótese de que a arte urbana reforça e denuncia as contradições sociais presentes na produção e na reprodução do espaço urbano, além da revisão bibliográfica, para a elaboração da pesquisa, a coleta de dados empíricos se deu por meio de entrevistas, análises documentais, grupos focais e observações não participantes. A pesquisa abre, ainda, portas para questionamentos e desdobramentos no contexto da geografia e de outros campos do conhecimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectArte Públicapt_BR
dc.subjectEspaço Públicopt_BR
dc.subjectExclusãopt_BR
dc.subjectProdução Do Espaçopt_BR
dc.subject.otherGeografia urbanapt_BR
dc.subject.otherPlanejamento urbanopt_BR
dc.subject.otherArte públicapt_BR
dc.subject.otherExclusão socialpt_BR
dc.titleRisco para quê? - a arte urbana e a produção do espaço público na urbe latino-americanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8113-4075pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carolina Lima - Final.pdfArquivo da Dissertação Final4.09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons