Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38654
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Frederico Gonzaga Jayme Juniorpt_BR
dc.contributor.advisor1Lattesxpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rafael Saulo Marques Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee1Débora Freire Cardosopt_BR
dc.contributor.referee2Francisco Mata Machado Tavarespt_BR
dc.creatorPedro Vitor Garcia Ramospt_BR
dc.creator.Lattesxxpt_BR
dc.date.accessioned2021-11-12T17:49:27Z-
dc.date.available2021-11-12T17:49:27Z-
dc.date.issued2021-08-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38654-
dc.description.abstractDifferent concepts about the real economy can generate distinct conclusions about the application of economic policies. Grounded in schools of thought that seek answers to economic depressions using anti-cycled measures is possible to infer that fiscal consolidation, in a recessive environment, is a misconception. Events categorized as fiscal austerity are the main study objects of this work, especially those presented after the 2008 crisis as correctors of peripherical countries, in Europe, debts. Among those, Greece and Portugal have been highlights in the actual conjuncture during the application of plan proposal by the European Central Bank, International Monetary Fund, and the European Commission (Troika). From the Greek side is possible to observe the creation and maintenance of an economic crisis that its deeper root does not allow a rapid recovery, on the Portuguese side, the disruption with the application of austerity plans and reverse of measures, done during Pedro Passos’ government, indicates a fruitful way with good samples of economic recovery. One of the main questions this study seeks to answer is: what elements are responsible for the trajectory’s differentiation taken by both countries? Three of the main factors can be named: (i) the difference of maintenance, in years, of the applied plans; (ii) the severity and reinforcement of the measures in Greece; (iii) the reversal of measures done by Costa’s government in Portugal. A couple of elements, also explored in the lines that follow, are crucial for understanding the crisis. First is the lack of a mechanism to compensate for the inner disbalance that outcomes from commerce in the Euro Area. This is shown as the originator of a structural and persistent crisis, where the peripheral countries’ public debt presents deterioration fronts the central nations. The second is the inner characteristic in the rescue programs done by Troika in these territories and how this affects the income growth. The highest number of measures was implemented from the expense side, where the fiscal multiplier, related to the revenue (in both countries), turned out to be bigger. From a statistical point of view, these multipliers were calculated utilizing the autoregressive vectors (VAR) methodology, although none with characteristics capable of corroborating the expansionary austerity idea. The cuts of public debt had a recessive character and a higher relevance than the increase in revenue. Uniting a theory-critical part, a descriptive one, and, in the end, a statical one, it’s plainness that the situation in Greece could have been avoided and the austerity plans were the main responsible for the generation and perpetuation of a humanitarian crisis on Greek soil.pt_BR
dc.description.resumoDiferentes visões sobre a economia real geram distintas conclusões sobre a aplicação das políticas econômicas. Ao se basear nas escolas de pensamento que buscam respostas para depressões econômicas por meio de movimentos anticíclicos, é possível depreender a consolidação fiscal em ambientes recessivos como um equívoco. Eventos categorizados, portanto, como políticas de austeridade fiscal são objetos de estudo principais desse trabalho, especificamente os apresentados após a crise de 2008 como corretores da dívida dos países periféricos na Europa. Dentre esses, Grécia e Portugal obtêm destaque quanto à conjuntura presente durante a aplicação do plano proposto pelo Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Comissão Europeia (Troika). Do lado grego é possível observar a criação e manutenção de uma crise econômica cuja raiz profunda não permite uma rápida recuperação, já pelo lado português, o rompimento com a aplicação do plano austero e reversão das medidas, realizadas durante o governo Pedro Passos, indica um curso frutífero com boas amostras da retomada econômica. Um dos principais questionamentos que esse estudo procura responder é: quais elementos são os responsáveis pela diferenciação dos rumos tomados pela economia grega e portuguesa? Três principais fatores podem ser citados: (i) a diferença da manutenção, em anos, dos programas aplicados; (ii) a severidade e reforço das medidas na Grécia e (iii) a reversão das medidas realizada pelo governo Costa em Portugal. Outros dois pontos, também explorados nas linhas que seguirão, são de grande importância para entendimento da crise. O primeiro é a falta de mecanismo para compensação da balança comercial dentro da Zona do Euro. Este é mostrado como causador de uma crise estrutural e persistente, onde a dívida pública dos países periféricos apresenta deterioração frente a dos países centrais. O segundo é a característica dos programas de resgate realizados pela Troika nesses territórios e como isso afeta o crescimento da renda. A maior carga das medidas foi implementada pelo lado da despesa, onde o multiplicador fiscal, em relação ao da receita, tanto na Grécia quanto em Portugal, revelou-se maior. De fôlego estatístico, esses multiplicadores foram calculados utilizando a metodologia de vetores autorregressivos (VAR), conquanto nenhum com característica capaz de corroborar a ideia de austeridade expansionista. Os cortes da despesa pública, portanto, tiveram um caráter recessivo e uma relevância maior que o aumento dos tributos. Ao unir uma parte teórica-crítica, outra descritiva e, no fim, uma estatística, há clareza que a situação na Grécia poderia ter sido evitada e que os planos de austeridade foram os principais responsáveis pela geração e perpetuação da crise humanitária em solo grego.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGréciapt_BR
dc.subjectPortugalpt_BR
dc.subjectTroikapt_BR
dc.subjectAusteridade Fiscalpt_BR
dc.subjectEuropt_BR
dc.titleAusteridade fiscal na periferia da Zona do Euro: análise comparativa entre Grécia e Portugalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Pedro Vitor Garcia Ramos.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.