Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38739
Tipo: Dissertação
Título: Worked Example X Aula Expositiva no aprendizado de Radiologia de estudantes de Medicina
Autor(es): Paola Isabel Silva Barros
Primeiro Orientador: Cássio da Cunha Ibiapina
Primeiro Coorientador: Leandro Fernandes Malloy Diniz
Primeiro membro da banca : Eleonora Druve Tavares Fagundes
Segundo membro da banca: Paulo Augusto Moreira Camargos
Resumo: Contexto: muito se tem discutido acerca do uso de aulas expositivas durante a formação médica, apesar de extensiva incorporação de modelos de ensino não baseados nessa técnica. A estratégia de ensino conhecida como Worked Example trata-se de uma ferramenta instrucional na qual um especialista mostra a solução de determinado problema para um aprendiz de forma pormenorizada. Foram comparados, em estudo experimental com estudantes de Medicina, aulas expositivas x Worked Example para ensino de tomografia de tórax. Métodos: os participantes foram alocados em dois grandes grupos de acordo com a fase do curso de Medicina que estavam cursando e foram aleatoriamente distribuídos em dois subgrupos que receberam aula expositiva ou Worked Example. Previamente ao treinamento, fez-se um pré-teste e procedeu-se a outro logo após o fim dessa fase. Resultados: análise de variância de medidas repetidas (ANOVA) foi usada na análise estatística. Houve diferença significativa entre as notas antes e após o treinamento (F1; 74 = 46,008; p<0,001) e entre as fases do curso (F2; 148 = 19,452; p<0,001). Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos (F2; 74 = 1,401; p=0,240). Não houve diferença estatisticamente significativa no esforço mental referido na comparação entre grupos (F1; 69 = 0,092; p=0,762), porém os alunos do 4º período apresentaram escore de esforço significativamente mais alto. As variáveis extraídas dos testes de fluência verbal não explicam o desempenho do aluno no pós-teste imediato. Conclusões: Worked Example, que é uma técnica com boa aplicabilidade para estudantes, mostrou-se igualmente eficaz na aula expositiva, técnica consagrada no ensino de Radiologia.
Abstract: Context: Much has been discussed about the use of lectures during medical education despite the extensive incorporation of teaching models not based on this technique. The Worked Example is an instructional tool in which an expert shows a detailed problem solution for a learner. We compared, in an experimental study with medical students, lectures x Worked Example for teaching chest tomography. Methods: Participants were allocated into two large groups according to the phase of medical school they were attending and were randomly assigned to two subgroups that received lecture or Worked Example. Prior to the training they had a pre-test and another after the end of this phase. Results: Analysis of variance of repeated measures (ANOVA) was used in the statistical analysis. There was a significant difference between the grades before and after training (F1; 74 = 46,008; p <0.001) and between the course phases studied (F2; 148 = 19,452; p <0.001). There was no statistically significant difference between the groups (F2; 74 = 1.401; p = 0.240). There was no significant difference in mental effort reported in the comparison between groups (F1; 69 = 0.092; p = 0.762), but students in the 4th period had a significantly higher effort score. Variables extracted from verbal fluency tests do not explain student performance in the immediate posttest. Conclusions: Worked Example, which is a technique with good applicability for students, was equally effective as lecture, a well-known technique for teaching radiology.
Assunto: Aula
Ensino
Modelos educacionais
Tomografia
Radiologia/educação
Estudantes
Aprendizagem
Educação Médica
Eficiência/classificação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38739
Data do documento: 7-Ago-2019
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paola Isabel Silva Barros.pdfDissertação de mestrado3.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.