Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38777
Type: Artigo de Evento
Title: A trajetória de Anibal Mattos como professor e promotor das artes em Belo Horizonte
Authors: Ismael Krishna de Andrade Neiva
Abstract: O presente artigo é resultado de Tese de doutoramento defendida em 2016 no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no âmbito do Centro de Pesquisa em História da Educação – GEPHE/ UFMG. A Tese em questão, intitulada O ensino do desenho na Escola Normal de Belo Horizonte (1906- 1946), procurou compreender como se deu o processo de escolarização do Desenho na Escola Normal de Belo Horizonte, tendo como fontes de pesquisa cadernos e diários de classe, materiais didáticos, avaliações, currículos e registros cotidianos da Escola Normal, que permitiram indagar sobre o cotidiano escolar, sobre a metodologia e a didática do ensino do desenho e os espaços destinados a essa disciplina. Nesse sentido, foi importante relacionar essas questões com o contexto político, artístico e cultural presente no Brasil e em Belo Horizonte entre 1906 e 1946, período de funcionamento da Escola Normal. Para atender tais demandas de pesquisa, optou-se por analisar as fontes e materiais selecionados dialogando, metodologicamente, no campo de investigação denominado História das Disciplinas Escolares.
Subject: História da educação
Escolarização - Desenho - Belo Horizonte (MG)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/38777
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: https://xcopeheufvjm.files.wordpress.com/2020/08/anais-x-copehe.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação de Minas Gerais: Minas no Passado e no Presente: Percursos da História da Educação
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.