Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38838
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKely Cristina Nogueira Soutopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-10T14:45:08Z-
dc.date.available2021-12-10T14:45:08Z-
dc.date.issued2017-07-
dc.citation.issue20; 6pt_BR
dc.citation.spage1126pt_BR
dc.citation.epage1136pt_BR
dc.identifier.isbn978-84-697-7919-4pt_BR
dc.identifier.sici1pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38838-
dc.description.resumoEste estudo analisa situações de ensino e de aprendizagem desenvolvidas com crianças de 6 anos matriculadas nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Pretendeu-se compreender que concepções e saberes são mobilizados por uma professora junto às crianças que encontram-se em processo inicial da alfabetização. As situações apresentadas se sustentam num contexto e numa prática pedagógica que acontece na perspectiva da alfabetização com letramento e revela a sala de aula como um ambiente alfabetizador. A abordagem de análise considera os estudos de Soares (1988), entre outros, no que diz respeito à alfabetização e ao letramento e, à concepção de ambiente alfabetizador, enfatizada por Ferreiro (1986). A metodologia consistiu numa abordagem etnográfica utilizando-se recursos de entrevistas, observações, notas de campo, fotografias e filmagens envolvendo as professoras e as crianças. As questões centrais e as discussões realizadas permitiram compreender: Em que medida as estratégias de ensino da escrita se sustentam numa prática letrada? Que concepções de alfabetização e de letramento são evidenciadas na prática da sala de aula com crianças de 6 anos em processo de aprendizagem da escrita? Os resultados evidenciaram que as crianças vivenciaram oportunidades de interação com os diferentes gêneros discursivos que circulam na sociedade sendo estes expostos e trabalhados pela professora em sala de aula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryEspanhapt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEuropean Conference on Literacy e Foro Iberoamericano Sobre Literacidad y Aprendizajept_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subject.otherProfessores alfabetizadorespt_BR
dc.subject.otherCrianças - Escritapt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental - Formaçãopt_BR
dc.titleO aprendizado da escrita numa prática letrada: concepções e saberes mobilizados entre a professora e as crianças de 6 anospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://www.ucm.es/data/cont/media/www/pag-89186/ACTAS.pdfpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.