Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38838
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Kely Cristina Nogueira Souto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-10T14:45:08Z | - |
dc.date.available | 2021-12-10T14:45:08Z | - |
dc.date.issued | 2017-07 | - |
dc.citation.issue | 20; 6 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1126 | pt_BR |
dc.citation.epage | 1136 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-84-697-7919-4 | pt_BR |
dc.identifier.sici | 1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38838 | - |
dc.description.resumo | Este estudo analisa situações de ensino e de aprendizagem desenvolvidas com crianças de 6 anos matriculadas nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Pretendeu-se compreender que concepções e saberes são mobilizados por uma professora junto às crianças que encontram-se em processo inicial da alfabetização. As situações apresentadas se sustentam num contexto e numa prática pedagógica que acontece na perspectiva da alfabetização com letramento e revela a sala de aula como um ambiente alfabetizador. A abordagem de análise considera os estudos de Soares (1988), entre outros, no que diz respeito à alfabetização e ao letramento e, à concepção de ambiente alfabetizador, enfatizada por Ferreiro (1986). A metodologia consistiu numa abordagem etnográfica utilizando-se recursos de entrevistas, observações, notas de campo, fotografias e filmagens envolvendo as professoras e as crianças. As questões centrais e as discussões realizadas permitiram compreender: Em que medida as estratégias de ensino da escrita se sustentam numa prática letrada? Que concepções de alfabetização e de letramento são evidenciadas na prática da sala de aula com crianças de 6 anos em processo de aprendizagem da escrita? Os resultados evidenciaram que as crianças vivenciaram oportunidades de interação com os diferentes gêneros discursivos que circulam na sociedade sendo estes expostos e trabalhados pela professora em sala de aula. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Espanha | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | European Conference on Literacy e Foro Iberoamericano Sobre Literacidad y Aprendizaje | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Professores alfabetizadores | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças - Escrita | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental - Formação | pt_BR |
dc.title | O aprendizado da escrita numa prática letrada: concepções e saberes mobilizados entre a professora e as crianças de 6 anos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.ucm.es/data/cont/media/www/pag-89186/ACTAS.pdf | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.