Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/38838
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | O aprendizado da escrita numa prática letrada: concepções e saberes mobilizados entre a professora e as crianças de 6 anos |
Autor(es): | Kely Cristina Nogueira Souto |
Resumo: | Este estudo analisa situações de ensino e de aprendizagem desenvolvidas com crianças de 6 anos matriculadas nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Pretendeu-se compreender que concepções e saberes são mobilizados por uma professora junto às crianças que encontram-se em processo inicial da alfabetização. As situações apresentadas se sustentam num contexto e numa prática pedagógica que acontece na perspectiva da alfabetização com letramento e revela a sala de aula como um ambiente alfabetizador. A abordagem de análise considera os estudos de Soares (1988), entre outros, no que diz respeito à alfabetização e ao letramento e, à concepção de ambiente alfabetizador, enfatizada por Ferreiro (1986). A metodologia consistiu numa abordagem etnográfica utilizando-se recursos de entrevistas, observações, notas de campo, fotografias e filmagens envolvendo as professoras e as crianças. As questões centrais e as discussões realizadas permitiram compreender: Em que medida as estratégias de ensino da escrita se sustentam numa prática letrada? Que concepções de alfabetização e de letramento são evidenciadas na prática da sala de aula com crianças de 6 anos em processo de aprendizagem da escrita? Os resultados evidenciaram que as crianças vivenciaram oportunidades de interação com os diferentes gêneros discursivos que circulam na sociedade sendo estes expostos e trabalhados pela professora em sala de aula. |
Assunto: | Professores alfabetizadores Crianças - Escrita Professores de ensino fundamental - Formação |
Idioma: | por |
País: | Espanha |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38838 |
Data do documento: | Jul-2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.ucm.es/data/cont/media/www/pag-89186/ACTAS.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | European Conference on Literacy e Foro Iberoamericano Sobre Literacidad y Aprendizaje |
Aparece nas coleções: | Artigo de Evento |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.