Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38841
Type: Artigo de Periódico
Title: Do haikai japonês ao haicai brasileiro: interpretação e performance
Authors: Roberson de Sousa Nunes
Abstract: Este artigo toma como referência o livro de minha autoria, “Haikai e Performance: imagens poéticas”. Aqui, eu destacaria, resumidamente, alguns pontos importantes da obra publicada, no Brasil, em 2016, no que se refere às relações entre haikai e performance. O livro nasceu a partir da pesquisa realizada sobre a experiência prática da montagem da performance HAIKAI – somente as nuvens nadam no fundo do rio e explora os estudos de performance como metodologia de análise, assim como manifestações de performance art, com foco na presença do artista (relação vida e arte) e em aspectos visuais corporificados em obras desse gênero. Com a publicação de Haikai e Performance: imagens poéticas tem-se, além de um panorama geral do haikai e de teorias da performance, a criação original de uma relação entre estas duas expressões artísticas. Trata-se de comparação e crítica literária, baseada em estudos teóricos anteriores, postos em diálogo e espelhamento. Estudos de Paulo Franchetti sobre o haikai e os de Vera Casa Nova sobre ideogramas, textos e imagens, assim como, as teorias sobre performance desenvolvidas por Richard Schechner e Diana Taylor, além de todos os outros citados na obra, certamente foram fundamentais para se construir esse novo caminho que aproxima haikai e performance.
Abstract: This article references the book of my own, “Haikai and Performance: Poetic Images”. Here, I would briefly highlight some important points from the work published in Brazil in 2016 regarding the relationship between haikai and performance. The book was born from the research on the practical experience of assembling performance HAIKAI - only the clouds swim at the bottom of the river, and explores performance studies as a methodology of analysis, as well as manifestations of performance art, focusing on the artist's presence. (Relationship between life and art) and visual aspects embodied in works of this genre. With the Publication of Haikai and Performance: Poetic Images we have, in addition to an overview of haikai and performance theories, the original creation of a relationship between these two artistic expressions. It is a comparison and literary criticism, based on previous theoretical studies, put in dialogue and mirroring. Paulo Franchetti's studies on haikai and Vera Casa Nova’s on ideograms, texts and images, as well as the theories on performance developed by Richard Schechner and Diana Taylor, as well as all others mentioned in the work, were certainly fundamental to build this new path that brings haikai closer to performance.
Subject: Haicai
Poesia
Poesia brasileira
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38841
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/issue/view/285
metadata.dc.relation.ispartof: Hon no Mushi – Estudos Multidisciplinares Japoneses
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Do haikai japonês ao haicai brasileiro_interpretação e performance.pdf272.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.