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Type: Monografia (especialização)
Title: Integração do ensino de literatura com o ensino de língua portuguesa: uma revisão bibliográfica
Authors: Jeane Gusmão Franca dos Santos
First Advisor: Evaldo Balbino da Silva
First Referee: Elaine Amélia Martins
Second Referee: Mônica Baeta Neves Pereira Diniz
Abstract: O ensino de língua portuguesa e também de literatura no Brasil tem se transformado ao longo dos anos. Desde os anos de 1970, teóricos, acadêmicos, assim como os setores políticos responsáveis pela área da educação nacional têm se debruçado em estudos e pesquisas a respeito do ensino da língua materna nas escolas do país. O período de redemocratização foi basilar para as discussões educacionais do país, o desejo de mudança movia toda sociedade da época. Professores das diversas etapas de ensino se reuniam e compartilhavam suas experiências em sala de aula, isso proporcionou um importante diálogo que deu origem a inúmeras propostas, as quais apontavam novos rumos para a educação nacional. O desejo era proporcionar uma educação pública de qualidade para os cidadãos brasileiros. Essas discussões terminaram por originar a atual Lei de Diretrizes e Bases, a LDB – Lei Nº 9.394 – um marco para a educação nacional que garante a todo cidadão o direito ao acesso e à gratuidade da educação. Após a criação da LDB, outros documentos foram criados como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) em 1998, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) 2000 e mais recentemente em 2017 a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esses documentos têm por objetivo estabelecer um parâmetro/base para todo território nacional, evidentemente, respeitado as diversidades e particularidades das diferentes regiões do país. Com base nesses documentos, o ensino de língua portuguesa assim como o ensino de literatura passou a ser concebido e pensado sob uma perspectiva discursiva da linguagem, visando à formação integral do educando. Esse processo de reformulação da educação nacional resultou na integração das disciplinas de literatura e língua portuguesa, fato que, ainda, hoje gera divergência entre os teóricos da educação. Além de discutir as bases para o ensino nacional, o presente estudo também se dedica a compreensão de conceitos importantes para o ensino de literatura e também de língua portuguesa. Um importante conceito discutido é o de letramento literário, tendo em vista que os documentos oficiais preconizam que o ensino de leitura ofereça ao educando a oportunidade para adquirir competências e habilidades para a compreensão dos diferentes gêneros disponíveis. A proposta do letramento literário é possibilitar que o indivíduo seja capaz e mobilizar diferentes estratégias de leitura para compreensão do texto a depender de seu objetivo de leitura e do tipo de texto em estudo. O potencial que o texto literário possui de mobilizar as emoções humanas, também, é parte importante desta pesquisa. A literatura é uma das manifestações mais profunda da subjetividade humana, potencial que garante sua capacidade de transformação e de humanização dos indivíduos de uma sociedade e, também, um dos pressupostos dos documentos regentes da educação nacional. A experiência com o texto literário, através da reflexão proposta pelos temas e situações abordados, possibilita a formação de indivíduos capazes de agir socialmente, contribuindo para melhorar sua realidade.
Abstract: The teaching of Portuguese language and literature in Brazil has been changing throughout the years. Since the 1970s, theoreticians, scholars, as well as the political wings responsible for national education have been carrying out studies regarding the teaching of the mother tongue in schools nationwide. The re-democratization period was paramount for the educational discussions in Brazil, the will for change moved the society forward. Educators at several educational levels would gather and share their experiences in the classroom, and that allowed for important dialogues that gave birth to some proposals. These, in turn, pointed out new paths for Brazilian education. The desire was to provide all Brazilian citizens with quality public education. These discussions culminated in the establishment of the Law of Guidelines and Bases of National Education (Lei de Diretrizes e Bases, LDB) – Law Nº 9.394 – an educational milestone in Brazil, which guarantees all Brazilian citizens the right of access to free education. Since LDB enactment, other guidelines have been created, such as the National Curriculum Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais, PCN) in 2008, the National Curriculum Parameters for Secondary Education (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, PCNEM) in 2000, and the National Common Curricular Base (Base Nacional Comum Curricular, BNCC) in 2017. These altogether aim to establish basic parameters nationwide, evidently, respecting the diversity and singularities of each Brazilian region. On the basis of these documents, the teaching of Portuguese language and its literatures started to be seen and undertaken under a discursive approach to language, which aims the integral formation of the student. This process of redesigning the national education resulted in the integration of Portuguese language and literature subjects, which, even nowadays, results in disagreement amongst educational theoreticians. In addition to discussing the groundwork for national education, the present study also aims to comprehend important concepts for the teaching of Portuguese language and literature. A major concept discussed here is literary literacy, since the official documents recommend that the teaching of reading offer the student the opportunity to acquire skills and competence to comprehend different genres. The purpose of literary literacy is to allow that the individual be capable of mobilizing different reading strategies for text comprehension, depending on the reading goal and text type. Additionally, the potential of the literary text to mobilize human emotions is an important part of this study. Literature is one of the deepest manifestations of human subjectivity. Such a potential ensures its capability of transforming and humanizing individuals in a society, and is also one of the presuppositions of the documents ruling national education. The experience with the literary text, through reflection on the addressed subjects and situations, allows for the formation of individuals capable of acting in the society, contributing to improving their reality.
Subject: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Letramento
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38852
Issue Date: 28-Jul-2021
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

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