Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38871
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Reynaldo Maia Munizpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3003733899113459pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bruno Carazza dos Santospt_BR
dc.contributor.referee1Carlos Alberto Gonçalvespt_BR
dc.contributor.referee2Jonathan Simões Freitaspt_BR
dc.contributor.referee3Wagner Pralon Mancusopt_BR
dc.contributor.referee4Manoel Leonardo Wanderley Duarte Santospt_BR
dc.creatorRui Fernando Correia Ferreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6044512465033869pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-16T16:51:36Z-
dc.date.available2021-12-16T16:51:36Z-
dc.date.issued2018-11-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38871-
dc.description.abstractState-enterprise relations constitute an empirical problem associated with the Brazilian political-economic process. One of its characteristics is the observation of the actions and the mechanisms linked to the interests defended by the companies and the State. This paper presents the concept of strategy of influence that comprises the set of complex actions organized in processes of influence, relational, public, private and conflict that occur in the relationship state-enterprise, whose objective is to influence the decision-making process in its different spheres of State. This is to gain competitive advantages in terms of regulatory aspects, tax exemptions, public procurement gains and influence on public bureaucracy, providing economic and/or legislative advantages in pursuit of market equilibrium in oligopolies and monopolies, and the creation of markets for certain interest groups. From this concept, the question to be answered is: How does the strategy influence the relationship between companies and the State in Brazil? The objective was to: Categorize and explain cases of the influence strategy that occurred in Brazil. The empirical object of this study was the plea bargain made for the Lava Jato operation of Odebrecht and JBS executives. The first stage of the study was qualitative and descriptive - in which the material was structured in chronologies of events and analyzed through content analysis, identifying 23 cases of influence strategy. In the second step, comparative and analytical - the identified cases were analyzed based on Qualitative Comparative Analysis (QCA) and Coincidence Analysis (CNA) to compare sufficient causal configurations to explain the positive outcome of the influence strategy. The results showed the presence of the influence processes and the relational processes in all the observed cases, configuring the constant conditions for the influence strategy. Also, it was verified that there are different strategies that vary according to the scope and the objective of the influence strategy, and the organizational structure of structure of an own modus operandi for the execution and control of the influence strategy executed by the business groups analyzed.pt_BR
dc.description.resumoAs relações empresas-Estado constituem um problema empírico associado ao processo político-econômico brasileiro. Uma de suas características prende-se à observação das ações e dos mecanismos atrelados aos interesses defendidos pelas empresas e pelo Estado. Este trabalho apresenta o conceito de estratégia de influência que compreende o conjunto de ações complexas organizadas em processos de influência, relacionais, públicos, privados e de conflito que ocorrem na relação empresas-Estado, cujo o objetivo é influenciar o processo decisório em suas diferentes esferas do Estado. Isso para obter ganhos de vantagens competitivas em termos de: aspectos regulatórios, desonerações fiscais, ganhos de contratos públicos e influência na burocracia pública, proporcionando vantagens econômicas e/ou legislativas, em busca da manutenção do equilíbrio de mercado em oligopólios e monopólios e da criação de mercados para determinados grupos de interesse. A partir deste conceito, a questão a ser respondida é: Como ocorre a estratégia de influência na relação entre as empresas e o Estadono Brasil? O objetivo consistiu em: Categorizar e explicar casos da estratégia de influência ocorridos no Brasil. O objeto empírico deste estudo foram as delações realizadas para operação “Lava Jato” de executivos da Odebrecht e da JBS. A primeira etapa do estudo foi qualitativa e descritiva – em que o material foi estruturado em cronologias de eventos e analisado mediante a análise de conteúdo, identificando 23 casos de estratégia de influência. Na segunda etapa, comparativa e analítica – os casos identificados foram analisados com base na Qualitative Comparative Analysis (QCA) e na Coincidence Analysis (CNA) para comparar as confingurações causais suficientes para explicar o resultado positivo da estratégia de influência. Os resultados apontaram a presença dos processos de influência e dos processos relacionais em todos os casos observados, configurando as condições constantes para a estratégia de influência. Ainda, constatou-se que há diferentes estratégias que variam de acordo com o âmbito e o objetivo da estratégia de influência, e confrmou-se a estrutura organizacional de um modus operandi próprio para a execução e o controle da estratégia de influência executada pelos grupos empresariais analisados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpresas-Estadopt_BR
dc.subjectLobbypt_BR
dc.subjectFinanciamento políticopt_BR
dc.subjectNova Sociologia Econômicapt_BR
dc.subjectLava-jatopt_BR
dc.subjectJBSpt_BR
dc.subjectOdebrechtpt_BR
dc.subjectEstratégia de influênciapt_BR
dc.subjectQCApt_BR
dc.subjectCNApt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherParceria público-privadapt_BR
dc.subject.otherPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subject.otherConcorrênciapt_BR
dc.titleEstratéia de influência: o ganho de vantagens competitivas de empresas em suas relações com o Estado.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8724-4267pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE VERSÃO FINAL Rui Fernando Correia Ferreira - 2018.pdf9.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.