Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38883
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMaria Beatriz Braga Mendonçapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-17T20:53:19Z-
dc.date.available2021-12-17T20:53:19Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume15pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage30pt_BR
dc.citation.epage49pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26512/vis.v15i1.14523pt_BR
dc.identifier.issn2447-2484pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38883-
dc.description.abstractThe essay presents artistic propositions of Gordon Craig and Étienne Decroux seeking to discuss composition and decomposition propositions through them. This paper finds its initial support in the notion of Theatre of Movement and in the actor’s workmanship that can be found in Dramatic Corporeal Mime. It tries to recognize that the play’s constitution does not need the preferential motivation of the scenic act and that the performativity, in this case, values the exercise of an actor/performer into him/herself and his/her body, in which could be seen the indication of a questioning conduct over his/her own artistic production: a Un-Act (Krapow, 2007).pt_BR
dc.description.resumoO presente ensaio apresenta propostas artísticas de Gordon Craig e Étienne Decroux buscando discutir procedimentos de composição e decomposição performativas por meio delas. Esta reflexão encontra apoio inicial nas noções do Teatro de Movimento e também da artesania de ator manifestada por meio da Mímica Corporal Dramática. Busca-se reconhecer que a constituição de um espetáculo não precisa ser a motivação preferencial de um ato cênico e que a performatividade, neste caso, valoriza o exercício do ator/performer sobre si mesmo, seu corpo, podendo sinalizar uma conduta de questionamento da própria produção artística, vindo a ser um “des-ato” (Kaprow, 2007).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofVIS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UnBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerformatividadept_BR
dc.subjectTeatro de movimentopt_BR
dc.subjectMímica corporal dramáticapt_BR
dc.subjectArtesania de atorpt_BR
dc.subjectDes-atopt_BR
dc.subject.otherCraig, Edward Gordon, 1872-1966pt_BR
dc.subject.otherDecroux, Etienne, 1898-pt_BR
dc.subject.otherPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.otherExpressão corporalpt_BR
dc.subject.otherArtes cênicaspt_BR
dc.subject.otherTeatropt_BR
dc.titleRefazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne Decroux para composições em des-atospt_BR
dc.title.alternativeRemaking the body and freeing the play: suggestions from Gordon Craig and Étienne Decroux to composse un-actospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/14523pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4420-6786pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo.pdf329.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.