Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38893
Type: Tese
Title: As saídas singulares de professoras de língua inglesa frente à impossibilidade de educar
Authors: Caroline Martins dos Santos
First Advisor: Maralice de Souza Neves
First Referee: Margareth Diniz
Second Referee: Vanderlice dos Santos Andrade Sól
Third Referee: Monica Maria Farid Rahme
metadata.dc.contributor.referee4: Valdeni da Silva Reis
Abstract: O trabalho aqui apresentado se insere na área da Linguística Aplicada, no campo de formação de professores ao tratar mais especificamente da língua inglesa. Como suporte teórico contamos com um atravessamento dos estudos em Psicanálise e Educação. A pesquisa parte de minha inquietação em relação à formação inicial e continuada de professores de inglês e recorro aos estudos lacanianos dos quatro discursos para tratar da questão da impossibilidade de educar. Segundo Freud (1937) educar seria uma das três funções impossíveis, uma vez que não se pode fazê-la de maneira completa ou suficiente, juntamente com o ato de governar e analisar. Diante disso, questiono se e como os professores em exercício lidam com essa impossibilidade na sua práxis e, ao mesmo tempo, se distanciam da impotência, caminho possível para muitos desses profissionais. Partimos do pressuposto de que não há uma única maneira de educar diante da impossibilidade; cada docente inventa maneiras singulares de fazê-lo em seu contexto. Uma vez considerada a singularidade como meio de analisar o discurso dessas docentes, propomos a análise das entrevistas de duas professoras de inglês da educação básica de Belo Horizonte a fim de compreender o quê de singular há nas suas práticas que permite que elas se coloquem no ambiente escolar de forma vívida. Além da formação do corpus por meio de entrevistas gravadas, também se conta com a análise do diário clínico da pesquisadora, e as conversações que aconteceram sob o nome de Pedagogical Rounds no projeto de formação continuada ConCol/UFMG, onde as participantes da pesquisa se encontravam. Além da busca pela compreensão da singularidade das professoras entrevistadas, pretende-se lançar um olhar atento à escolha da língua inglesa por essas docentes, que investem seu desejo na escola, e o papel da formação continuada no processo de subjetivação de seus fazeres docentes. Durante o processo de análise dos dizeres das participantes alguns conceitos ricos para a pesquisa são cogitados, como o conceito de estilo docente, fruto da investigação das singularidades das professoras, assim como caminhos inusitados que a pesquisa em Psicanálise nos leva a percorrer. Diante dos objetivos propostos para a pesquisa e um olhar atento ao compromisso de cumprir com a metodologia proposta, chegamos, entre outras, a algumas respostas principais, considerando ainda o que é singular de cada docente: 1) ambas as professoras, calcadas nas suas experiências e no desejo de educar, inventam saídas para impasses da rotina da sala de aula que dizem de um estilo construído ao longo do tempo e consolidado por meio de suas apostas subjetivas; 2) há algo do desejo de educar que ultrapassa o contexto da sala de aula, mas está associado à língua inglesa, não tanto como objeto de ensino, mas como objeto de desejo de gozar da língua como gozam outros sujeitos de seus convívios e, por fim, 3) a docência das professoras participantes é permeada também por um mal-estar proveniente de um gozo que causa no corpo, cada uma ao seu modo, a nosso ver, uma docência sintomática. Dessa forma, concluímos que apesar de ambas apresentarem saídas singulares para a impossibilidade de educar e mostrarem um desejo de viver na escola, há um mal-estar associado à docência, que pode ter razões diversas que a pesquisa não propõe discutir, visto que seria da ordem de um outro tipo de investigação.
Abstract: The work presented here falls within the area of Applied Linguistics, in the field of teacher training, and reaches the area of Psychoanalysis as a theoretical support for the qualitative approach of clinical guidance. The research starts from the Lacanian studies of the four discourses to address the issue of the impossibility of educating. According to Freud (1937), education would be one of the three impossible functions, since it cannot be done effectively, together with the act of governing and analyzing. Considering this, I question how practicing teachers deal with this impossibility in their praxis and, at the same time, distance themselves from impotence, a possible path for many of these professionals. We start from the assumption that there is no single way to educate in the face of impossibility, but each teacher invents unique ways to do so in their context. Once the singularity is considered as a means of analyzing these teachers, we propose to analyze the interviews of English teachers from regular schools in Belo Horizonte in order to understand what is unique about their practices that allows them to place themselves in the school environment in a vivid way. In addition to the collection of the corpus through recorded interviews, there is also the analysis of the researcher's clinical diary, used during the interviews and conversations that take place during the Pedagogical Rounds in the ConCol / UFMG ongoing teachers training project. In addition to seeking to understand the uniqueness of the teachers interviewed, we intend to take a close look at the choice of English language by these teachers who invest their desire in school, besides the role of continuing education in the process of subjectivizing their teaching activities. During the analysis process of the participants 'statements, some rich concepts for research are considered, such as the concept of teaching style, the result of the investigation of the teachers' singularities, as well as unusual paths that research in Psychoanalysis leads us to take. In view of the objectives proposed for the research and a careful look at the commitment to comply with the proposed methodology, we get, among others, at some main answers, considering also what is unique to each one of the teachers: 1) both teachers, based on their experiences and in the desire to educate, they invent ways out of deadlocks in the classroom routine that tells us of a style built over time and consolidated through their subjective bets; 2) there is something about the desire to educate that goes beyond the context of the classroom, but it is associated with the English language, not so much as an object of teaching, but as an object of desire to enjoy the language as do other people in their lives and, therefore, finally, 3) the practice of the participating teachers is also permeated by a malaise arising from a jouissance that causes the body, each in its own way, in our view, symptomatic teaching. Thus, we conclude that although both present singular solutions to the impossibility of educating and show a desire to live in school, there is a malaise associated with teaching, which may have different reasons that the research does not propose to discuss, since it would be from another type of investigation.
Subject: Língua inglesa – Estudo e ensino
Língua inglesa – Formação de professores
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38893
Issue Date: 26-May-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Caroline Martins Versão Final.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.