Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38919
Tipo: Dissertação
Título: Fatores desencadeantes do estresse na reprodução humana assistida e sua influência na decisão de descontinuar o tratamento: uma revisão sistemática
Autor(es): Elaine Sousa Francisco
Primeiro Orientador: Agnaldo Lopes Silva Filho
Segundo Orientador: Sara de Pinho Cunha Paiva
Primeiro Coorientador: http://lattes.cnpq.br/3201214049358628
metadata.dc.contributor.advisor-co2: http://lattes.cnpq.br/6429638049775011
Primeiro membro da banca : Ines Katerina Damasceno Cavallo Cruzeiro
Segundo membro da banca: Helen Lima Del Puerto
Resumo: INTRODUÇÃO: Estima-se que 186 milhões de pessoas sofrem de infertilidade em todo mundo. Aproximadamente 56% dos casais inférteis irão procurar assistência médica para conceber. Os tratamentos de fertilização in vitro oferecem uma nova esperança de concepção para esses casais. Contudo, os obstáculos encontrados durante o tratamento podem induzir o estresse em várias áreas da vida. O estresse é gerado quando há um desequilíbrio na homeostase do organismo, resultado da própria resposta adaptativa do mesmo a fatores estressantes (sejam eles externos ou internos, negativos ou positivos) que tem como objetivo essencial a proteção do indivíduo. Estudos demonstram que há relação entre o insucesso da FIV e o estresse. A descontinuidade pode ser considerada um desfecho adverso do TRA, impactando no sucesso geral do programa de FIV. A decisão de um casal de descontinuar o tratamento advém de uma interação complexa de fatores. OBJETIVO: Avaliar o conhecimento existente sobre os fatores que contribuem para o desencadeamento do estresse e consequente decisão de descontinuar o TRA. METODOLOGIA: Este estudo foi realizado de acordo com Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Guidelines (PRISMA) e registrado no Registro Prospectivo Internacional de Revisões Sistemáticas (PROSPERO). A busca eletrônica foi realizada até março de 2021 utilizando as bases de dados Pubmed e Scopus. Referências dos trabalhos encontrados e julgadas pertinentes também foram adicionadas. RESULTADOS: Os 21 estudos incluídos avaliaram 19316 pacientes em 14 países, com idade média de 34 e 38 anos (para mulheres e homens, respectivamente), tempo de infertilidade de 5,2 anos, média de 2,6 ciclos de tratamento (95% FIV/ICSI). Em 17 estudos o objetivo principal foi determinar os motivos da descontinuidade do TRA onde, em 14 as principais causas encontradas foram carga psicológica, estresse e depressão e, nos demais, fator financeiro e mau prognóstico do TRA. CONCLUSÃO: Fatores como mau prognóstico, socioeconômico, idade avançada, estresse físico, problemas relacionais, dentre outros, interagem entre si desencadeando um elevado nível de estresse ao ponto de determinar a decisão de descontinuar o tratamento.
Assunto: Fertilização In Vitro
Técnicas de Reprodução Assistida
Estresse Psicológico
Dissertação Acadêmica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38919
Data do documento: 4-Nov-2021
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fatores Desencadeantes do Estresse na Reproducao Humana Assistida e sua.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.