Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38931
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1José Henrique Padovani Vellosopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8730308777713520pt_BR
dc.contributor.referee1Jônatas Manzollipt_BR
dc.contributor.referee2Sérgio Freire Garciapt_BR
dc.contributor.referee3Rogério Vasconcelos Barbosapt_BR
dc.creatorFellipe Miranda Martinspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5093257730433744pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-23T16:50:57Z-
dc.date.available2021-12-23T16:50:57Z-
dc.date.issued2020-09-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38931-
dc.description.abstractThe creative practice of transforming recorded sounds has its origins on the works by Pierre Schaeffer and the Groupe de Recherches Musicales (GRM), however, this practice acquires a new dimension with the development of the computer programs suite Composers Desktop Project (CDP) – headed by the English composer, performer and developer Trevor Wishart. Although CDP’s programs were primely designed for non-real-time execution, the audio programming environment SuperCollider – which is mainly centered at real time logic – features flexibility not only for porting these processes but also allows and facilitates the creation of new correlated ones. Two main sound transformation types were analyzed, those in which the computer calculations were realized on the time domain – using the wavesets idea – and those in which calculations were realized on the spectral domain – using the data from the phase vocoder. In this work, CDP’s time and spectral transformations are revisited under the light of the new possibilities brought by the SuperCollider and the auditory evaluation of source and transformed sounds. At last, new transformations and expanded variants are proposed in the format of small sound studies, demonstrating how these procedures have been incorporated and integrated into the creative practices by the author of the present text.pt_BR
dc.description.resumoA prática criativa de realizar transformações em sons gravados tem origem nos trabalhos de Pierre Schaeffer e do Groupe de Recherches Musicales (GRM), contudo tal prática adquire uma nova dimensão a partir do desenvolvimento da suíte de programas computacionais Composers Desktop Project (CDP) – encabeçada pelo compositor, performer e desenvolvedor inglês Trevor Wishart. Apesar dos programas do CDP serem elaborados, a princípio, para execução em tempo diferido, o ambiente de programação de áudio SuperCollider – que é especialmente centrado na lógica do tempo real – apresenta flexibilidade para portá-los assim como permite e facilita a criação de novos processos correlatos. Dois tipos principais de transformações sonoras são analisados, aquelas nas quais os cálculos computacionais são realizados no domínio do tempo – utilizando a ideia de conjuntos de onda (wavesets) – e aquelas cujos cálculos se dão no domínio da frequência – valendo-se dos dados fornecidos pelo vocoder de fase. Neste trabalho, as transformações temporais e espectrais do CDP são revistas à luz das novas possibilidades trazidas pelo SuperCollider e avaliadas por meio da elucidação do mecanismo de transformação computacional e da escuta dos sons fonte e resultantes. Ao final, novas transformações e variantes expandidas são propostas utilizando o formato de pequenos estudos sonoros, mostrando como tais procedimentos vêm sendo incorporados e integrados às práticas criativas do autor deste texto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectTransformação sonorapt_BR
dc.subjectConjuntos de ondapt_BR
dc.subjectVocoder de fasept_BR
dc.subjectTrevor Wishartpt_BR
dc.subjectCDPpt_BR
dc.subjectSuperColliderpt_BR
dc.subject.otherMúsica e tecnologiapt_BR
dc.subject.otherSom - Registro e produção - Técnicas digitaispt_BR
dc.subject.otherOndas sonoras.pt_BR
dc.titleEstudo exploratório de processos de transformação sonora a partir de Trevor Wishart: reinvenção e tradução para o ambiente SuperColliderpt_BR
dc.title.alternativeExploratory study of Trevor Wishart’s sound transformation processes: reinvention and translation to the SuperCollider environmentpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-2686-6203pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao-Fellipe-M-Martins-2020-SuperCollider-Wishart.pdf6.73 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons