Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38977
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodrigo Ednilson de Jesuspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4007632372889566pt_BR
dc.contributor.referee1Nilma Lino Gomespt_BR
dc.contributor.referee2Shirley Aparecida de Mirandapt_BR
dc.contributor.referee3Dyane Brito Reis dos Santospt_BR
dc.contributor.referee4Ivanilde (Yve) Guedes Mattospt_BR
dc.creatorSebastião Carlos dos Santos Carvalhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7321847450342163pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-30T11:54:55Z-
dc.date.available2021-12-30T11:54:55Z-
dc.date.issued2021-05-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38977-
dc.description.abstractThe present work was developed with the objective of relating Brazilian racism and its implications in the educational process in Brazilian universities with the current dynamics associated with the politicization of black aesthetics. The focus was on the impact of Affirmative Actions on the aesthetics and body image of young black men and women and how this has reflected and influenced their body culture. The general objective of the research was to understand the process of entering black students at UNEB Campus XII, by Affirmative Actions and the possible impacts on their aesthetic perceptions and on their body images. The theoretical basis used in this work was fundamentally formed by decolonial authors, such as Stuart Hall, Frantz Fanon, Nilma Lino Gomes, Rodrigo Ednilson de Jesus, Kabengele Munanga, among others. The methodological path was characterized as qualitative, exploratory investigative research, where ethnographic research took place through the collection of narratives, made through workshops that were recorded and later analyzed, with the most relevant lines transcribed and interpreted from the perspective of Hermeneutics. A body mapping of the participants was also carried out, seeking an approximation with a technique that we call Body Maps. This technique analyzes the changes in body relief that possibly occur/occurred from the impacts of affirmative actions. The perception gained was that Affirmative Actions transcended the question of the admission, access and permanence of black men and women to higher education. They have also promoted a reform in the constitution of body aesthetics, in the self-recognition and self-affirmation of these people. It is a reflective study about the admission processes, about the tensions, about the denial, the discovery and rediscovery of these students, seeking an approximation of the dimension of the trajectories of these people and a possible interference of these affirmative policies in the unveiling of the bodies in question.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de relacionar o racismo brasileiro e suas implicações no processo educacional nas universidades brasileiras com as atuais dinâmicas associadas à politização da estética negra. O foco esteve no impacto das Ações Afirmativas na estética e imagem corporal de jovens negros e negras e como isso tem refletido e influenciado em sua cultura corporal. A pesquisa teve como objetivo geral compreender o processo de ingresso de estudantes negros e negras no Campus XII da UNEB, via Ações Afirmativas e os possíveis impactos em suas percepções estéticas e em suas imagens corporais. A base teórica utilizada nesse trabalho foi fundamentalmente formada por autores e autoras decoloniais a exemplo de Stuart Hall, Frantz Fanon, Nilma Lino Gomes, Rodrigo Ednilson de Jesus, Kabengele Munanga, dentre outros. O caminho metodológico foi caracterizado como pesquisa tipo qualitativa, investigativa exploratória, onde a pesquisa etnográfica ocorreu através da colheita de narrativas, feitas por meio de oficinas que foram gravadas e posteriormente analisadas, tendo as falas mais relevantes transcritas e interpretadas sob a perspectiva da Hermenêutica. Realizou-se também um mapeamento corporal dos/das participantes, buscando uma aproximação com uma técnica que denominamos de Mapas Corporais. Essa técnica analisa as mudanças no relevo corporal que possivelmente ocorrem/ocorreram a partir dos impactos das ações afirmativas. A percepção auferida foi que as Ações Afirmativas transcenderam a questão do ingresso, do acesso e da permanência dos negros e negras ao ensino superior. Elas têm promovido também uma reforma na constituição da estética corporal, no autorreconhecimento e na autoafirmação dessas pessoas. É um estudo reflexivo sobre os processos de ingresso, sobre as tensões, sobre a negação, a descoberta e redescoberta desses estudantes, buscando uma aproximação da dimensão das trajetórias dessas pessoas e de uma possível interferência dessas políticas afirmativas no desvelar dos corpos em questão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectEstética negrapt_BR
dc.subjectImagem corporalpt_BR
dc.subjectUniversidade.pt_BR
dc.subject.otherUniversidade do Estado da Bahia - Estudantes - Programas de ação afirmativapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEstudantes negrospt_BR
dc.subject.otherImagem corporalpt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades - Relações étnicas - Bahiapt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades - Relações raciais - Bahiapt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades - Políticas públicas - Bahiapt_BR
dc.subject.otherEnsino superior - Relações raciais - Bahiapt_BR
dc.subject.otherEnsino superior - Relações étnicas - Bahiapt_BR
dc.subject.otherDiscriminação na educaçãopt_BR
dc.subject.otherDiscriminação racialpt_BR
dc.subject.otherProgramas de ação afirmativapt_BR
dc.subject.otherBahia -- Educaçãopt_BR
dc.subject.otherBahia -- Ensino superiorpt_BR
dc.titleO impacto das ações afirmativas na estética e na imagem corporal de jovens negros e negras da UNEB, campus Guanambipt_BR
dc.title.alternativeThe impact of affirmative actions on the aesthetics and body image of youth black and black young women at UNEB, campus Guanambipt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3768-1949pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.