Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39017
Type: Dissertação
Title: Análise da concepção de professores da educação básica quanto às práticas online de mindfulness no controle da ansiedade
Other Titles: Analysis of the conception of basic education teachers regarding online mindfulness practices to control anxiety
Authors: Felipe Cerqueira Castro de Souza
First Advisor: Juliana Carvalho Tavares
First Co-advisor: Flávia Lage Pessoa da Costa
First Referee: Janice Henriques da Silva Amaral
Second Referee: Marcelo Diniz Monteiro de Barros
Abstract: Introdução: A prática do mindfulness tem sido estudada e reconhecida como uma ferramenta para auxiliar no controle dos níveis de ansiedade por meio de alterações em diversas regiões cerebrais. As doenças e transtornos relacionados à profissão docente têm sido associados ao aumento do nível de ansiedade e estresse entre os professores, interferindo em suas relações didáticas. Buscar alternativas simples e não farmacológicas para o controle da ansiedade nos professores pode trazer benefícios para a prática pedagógica e para as relações interpessoais no contexto escolar. Objetivo: Analisar a concepção de professores da educação básica com relação ás práticas online de mindfulness no controle da ansiedade no contexto da pandemia da COVID 19. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo que utilizou de metodologia qualitativa e quantitativa. Participaram dele 13 professores da rede básica de ensino de Minas Geraisdivididos em dois grupos, e que realizaram treinamentos de mindfulness durante quatro semanas. O grupo 1(n=7) realizou um encontro semanal durante quatro semanas, de forma on-line e conduzido por instrutora, além da realização das práticas de forma autônoma durante o restante da semana. O grupo 2 (n=6) realizou o treinamento em 28 encontros consecutivos, no formato on-line, sendo esse treinamento realizado através de áudio-guia. O nível de ansiedade dos professores foi verificado pré e pós-treinamento, por meio do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). A Para identificar os códigos presentes nas falas dos professores foi utilizado o conceitos do questionário do FFMQ-BR (Questionário das Cinco Facetas de Mindfulness- versão brasileira). A transcrição literal das falas e dos relatos dos professores foram qualitativamente interpretados utilizando análise de conteúdo. Resultados: A análise qualitativa das transcrições das falas dos participantes indicaram que os professores perceberam mudanças positivas dentro de sua rotina de vida, através das práticas de mindfulness realizadas. A análise estatística dos dados do IDATE não mostrou diferenças significativas quando comparamos antes e após a prática de mindfulness, embora em alguns indivíduos o estado de ansiedade tenha diminuído. Considerações finais: Os professores percebem que as práticas de mindfulness, durante quatro semanas, no formato online propiciaram melhoras no nível da ansiedade, o que consequentemente pode refletir positivamente na sua prática educacional.
Abstract: Introduction: Mindfulness practice has been studied and recognized as a tool to help control anxiety levels through changes in different brain regions. Diseases and disorders related to the teaching profession have been associated with an increase in the level of anxiety and stress among teachers, interfering with their teaching relationships. Searching for simple and non-pharmacological alternatives to control anxiety in teachers can bring benefits to the pedagogical practice and to interpersonal relationships in the school context. Objective: To evaluate the effect of mindfulness training on the anxiety levels of Basic Education teachers and its relationship with teaching practice. Materials and Methods: This is a study that used qualitative and quantitative methodology. Thirteen teachers from the basic education system in Minas Gerais participated in this study, who were divided into two groups, who performed mindfulness training for four weeks. Group 1 (n=7) held a weekly online meeting during four weeks, and they were conducted by an instructor, in addition to performing the practices autonomously during the rest of the week. Group 2 (n=6) carried out training over 28 consecutive online meetings through audio-guide. Teachers' anxiety level was evaluated before and after training through the State-Trait Anxiety Inventory (STAI). To assess mindfulness, the FFMQ-BR questionnaire (Five Facets of Mindfulness Questionnaire - Brazilian version) was used. The FFMQ-BR test was applied on the first and last day of mindfulness training. The literal transcription of the teachers' speeches and reports were qualitatively interpreted using content analysis. Results: The qualitative analysis of the transcripts of speeches indicates that teachers perceived positive changes within their life routine with the mindfulness practice. The statistical data of the STAI did not show significantive differences in the anxiety levels before and after mindfulness practice, although the anxiety state decreased for a few subjects. Final considerations: Teachers realized that online online mindfulness practices, for four weeks, can provide an improvement in anxiety control, which may consequently reflect on their educational practice.
Subject: Neurociências
Professores escolares
Educação básica
Ansiedade
Atenção plena
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Neurociências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39017
Issue Date: 2-Aug-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



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