Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39031
Type: Monografia (especialização)
Title: Marketing digital uma análise metabibliometrica
Authors: Thales Alves Pinheiro Chagas
First Advisor: Leandro Cearenço Lima
Abstract: Considerando a evolução e os impactos da tecnologia no mercado, sobretudo, a aceleração do uso de plataformas digitais nos últimos anos, o presente artigo tem como problema de pesquisa compreender: qual é o atual cenário do Marketing Digital na literatura acadêmica? O objetivo da pesquisa é investigar por meio da meta análise a evolução do Marketing Digital em pesquisas. Tal investigação tem o intuito de contribuir com o campo ao registrar a evolução do estado da arte que envolve o tema nas pesquisas no período de 1988 a 2020. O estudo se classifica como exploratório e descritivo, no entanto, a abordagem predominante é a quantitativa devido a utilização de técnicas bibliométricas para a condução da pesquisa. Como resultados, percebe-se que embora a evolução de publicações relacionadas ao tema apresente evolução que coincide com a popularização da internet nos anos 2000, apenas em 2009 o interesse pelo tema se consolidou. Concluiu-se, no entanto, que, os frutos da relação entre a popularização dos meios digitais e as características do Marketing que originaram o conceito de “Marketing Digital” resultaram em evolução das pesquisas em escala global com picos de interesse após decreto de pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus (COVID-19). Quanto às limitações, vale destacar que o universo de pesquisas sobre o tema ainda é baixo, restando sugestões para novos estudos, sobretudo, estudos bibliográficos e bibliométricos acerca do tema, pois pode se perceber que embora haja visto aumento das publicações, ainda pouco tem produzido nos últimos anos.
Abstract: Considering the evolution and the technology impacts on the market, especially the crescent use of digital platforms in recent years, this article has made research to understand: what is the current scenario of Digital Marketing in academic literature? The main objective of this research is to investigate through meta-analysis the evolution of Digital Marketing in researches. Such investigation aims to contribute to the field by recording the evolution of the state of the art involving the subject in researches in the period from 1988 to 2020.The study is classified as exploratory and descriptive, however, the predominant approach is quantitative due to the use of bibliometric techniques to conduct the research. As a result, it is clear that, although the evolution of publications related to the topic shows an evolution that coincides with the popularization of the internet in the 2000s, only in 2009 the interest in the topic came out. It was concluded, that the results of the relationship between the popularization of digital media and the characteristics of Marketing that gave rise to the concept of "Digital Marketing" resulted in an evolution of research on a global scale with peaks of interest after the new protocols to prevent the new Coronavirus (COVID-19).The matters of limitations, note that the universe of research on the subject still low, remaining suggestions for further studies, especially bibliographic and bibliometric studies on the subject, as it can be seen that there has been an increase in publications in recent years, but this number still low.
Subject: Marketing - Administração
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Estratégica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39031
Issue Date: 27-Aug-2021
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica

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