Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/39065
Tipo: Tese
Título: O raciocínio geográfico: mobilizações intelectuais na interpretação de situações geográficas
Título(s) alternativo(s): Geographical reasoning: intellectual mobilizations in the interpretation of geographical situations
Autor(es): Patrícia Assis da Silva
primer Tutor: Valéria de Oliveira Roque Ascenção
primer miembro del tribunal : Ronaldo Goulart Duarte
Segundo miembro del tribunal: Denis Richter
Tercer miembro del tribunal: Roberto Célio Valadão
Cuarto miembro del tribunal: Fábio Soares de Oliveira
Resumen: Este trabalho buscou abordar o raciocínio geográfico mobilizado pelo professor ao interpretar uma dada situação geográfica. O raciocínio geográfico é um modo de se pensar exclusivo da ciência geográfica e permite a intepretação de situações geográficas. O estudo, desenvolvido junto a professores de geografia da rede básica de educação, se debruça sobre a investigação dos conhecimentos operados por professores de Geografia ao interpretarem uma dada situação geográfica, mobilizando esse raciocínio. Os dados foram coletados por meio de dois instrumentos. O instrumento I foi aplicado a nove sujeitos e consistiu em uma sequência didática trabalhada durante a VI Oficina de Interpretações Geográficas: espacialidades e práticas de ensino, ofertada pelo GEPEGEO. Já o instrumento II foi construído baseado na ideia de entrevista projetiva e foi trabalhado junto a três sujeitos. Ambos os instrumentos foram articulados por uma questão sobre dada situação geográfica. A análise dos dados se deu em diálogo com os princípios da aprendizagem elaborados por Bloom et al. (1956) e referenciais teóricos do ensino de geografia (ROQUE ASCENÇÃO, VALADÃO, 2016, 2017a, 2017b). Verificou-se que os professores utilizam conceitos, mas nem sempre são capazes de mobilizar os conceitos utilizados. Os professores que operaram com as categorias do domínio cognitivo de Bloom et al. (1956) elencadas nas atividades e/ou perguntas, se aproximaram também da mobilização do raciocínio geográfico. Quanto mais os professores se apropriavam das linguagens, mais se aproximavam do conhecimento científico e da mobilização do raciocínio geográfico. O raciocínio geográfico é uma operação mental e particular do sujeito, contudo, a formação inicial do professor de geografia deve fornecer subsídios e ferramentas para que o sujeito aprenda a operar com esse raciocínio para interpretar situações geográficas e compreender a espacialidade do fenômeno.
Abstract: This work searched to approach the geographical reasoning mobilize by the teacher when interpreting a given geographical situation. Geographical reasoning is a way of thinking that is exclusive to geographic science and allows the interpretation of geographical situations. The study, developed with geography teachers from the basic network, focuses on the investigation of the knowledge operated by geography teachers when interpreting a given geographical situation, mobilizing this reasoning. The Data were collected using two instruments. The first instrument was applied to nine subjects and consisted of a didactic sequence worked during the VI Geographic Interpretations Workshop: spatialities and teaching practices, offered by GEPEGEO. The second instrument was built based on the ideia of a projective interview and was worked with tree subjects. Both instrument were articulated by a question about a given geographical situation. The analysis of the data took place in dialogue with the principles of learning developed by Bloom et al. (1956) and theoretical references of the geography teaching (ROQUE ASCENÇÃO, VALADÃO, 2016, 2017a, 2017b). The teachers use concepts, but not always mobilize the concepts used. Teachers who operated with the cognitive domain categories of Bloom et al. (1956) listed in the activities and/or questions, also approached the mobilization of geographic reasoning. The more teachers appropriated the materials, the closer they came to scientific knowledge and the mobilization of geographical reasoning. Geographical reasoning is a mental and particular operation of the individual, however, the initial training of the geography teacher must provide subsidies and tools for the subject to learn to operate with this reasoning to interpret geographic situations and understand the spatiality of the phenomenon.
Asunto: Geografia- Estudo e ensino
Geografia-Formação de professores
Percepção espacial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39065
Fecha del documento: 18-jun-2021
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Tese_SILVA, Patrícia Assis.pdf3.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.