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http://hdl.handle.net/1843/39081
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Vanessa Ferraz Almeida Neves | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5601614079869123 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ana Rosa Costa Picanço Moreira | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Núbia Aparecida Schaper Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Isabel de Oliveira e Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Iza Rodrigues da Luz | pt_BR |
dc.creator | Alice de Paiva Macário | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2595725674112725 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-13T12:04:21Z | - |
dc.date.available | 2022-01-13T12:04:21Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/39081 | - |
dc.description.resumo | Esta tese buscou compreender as vivências de um grupo de bebês na relação com os artefatos culturais, a partir de uma pesquisa de cunho etnográfico, realizada ao longo de um ano, em uma creche no município de Juiz de Fora – Minas Gerais. O aporte teórico-metodológico embasou-se na perspectiva histórico-cultural, na etnografia em educação e nos Estudos da Infância que produzem conhecimento no campo teórico da Educação Infantil e que apoiam a compreensão do contexto da creche no Brasil, suas conquistas e desafios. Ao entender o cotidiano da creche como um dos lócus da produção de linguagens e discursos, foi possível perceber os diferentes papéis ocupados pelos sujeitos na instituição e compreender as vivências dos bebês nesse contexto. Assim, apoiamo-nos no conceito de vivência compreendido como unidade pessoa/meio (VIGOTSKI, 2006; 2010). Nosso objetivo foi compreender as particularidades de como esse grupo de bebês constituía suas vivências (VIGOTSKI, 2010) no contexto da creche, refletindo sobre as possibilidades oferecidas por esse ambiente, focalizando as apropriações dos artefatos culturais presentes no contexto do berçário. Os sujeitos da investigação foram oito bebês de 4 a 18 meses de idade cujas vivências acompanhamos, no contexto da creche, envolvendo suas relações com as professoras, outras crianças e artefatos culturais presentes na instituição. A partir da teoria histórico-cultural, compreendemos os bebês como sujeitos ativos, constituídos nas relações históricas, sociais, econômicas e geográficas, transformando e sendo transformados no diálogo, na participação e na presença das múltiplas vozes constituintes do humano. Como forma de produção de dados, para acompanhar, compreender e registrar as vivências dos bebês na creche, utilizamos os instrumentos e técnicas de base etnográfica: a observação do cotidiano, a vídeo-gravação, a fotografia e o diário de campo. As análises da pesquisa evidenciaram que os bebês se constituem como seres culturais nas vivências compartilhadas na creche, transformando e sendo transformados pelas relações sociais. De forma particular, nesta investigação, as vivências dos bebês foram marcadas pela apropriação dos artefatos culturais disponibilizados no berçário: os sentidos atribuídos à cortina, à coberta, às bolinhas, às latas, dentre outros, foram ampliados e transformados pelos processos de [percepção/ação] dos bebês, tornando-se foco de exploração, contemplação, experimentação, acolhimento, disputa e compartilhamento entre os bebês e entre eles e suas professoras. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bebês | pt_BR |
dc.subject | Creche | pt_BR |
dc.subject | Vivências | pt_BR |
dc.subject | Artefatos culturais | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças - Relações culturais | pt_BR |
dc.subject.other | Lactentes - Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Lactentes - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.other | Lactentes - Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject.other | Creches | pt_BR |
dc.subject.other | Juiz de Fora (MG) - Educação | pt_BR |
dc.title | Descortinando as vivências dos bebês na creche: a relação com os artefatos culturais | pt_BR |
dc.title.alternative | Unveiling the experiencing(perezhivanie) of babies in daycare: the relationship with cultural artifacts | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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