Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39081
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vanessa Ferraz Almeida Nevespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5601614079869123pt_BR
dc.contributor.referee1Ana Rosa Costa Picanço Moreirapt_BR
dc.contributor.referee2Núbia Aparecida Schaper Santospt_BR
dc.contributor.referee3Isabel de Oliveira e Silvapt_BR
dc.contributor.referee4Iza Rodrigues da Luzpt_BR
dc.creatorAlice de Paiva Macáriopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2595725674112725pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-13T12:04:21Z-
dc.date.available2022-01-13T12:04:21Z-
dc.date.issued2021-09-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39081-
dc.description.resumoEsta tese buscou compreender as vivências de um grupo de bebês na relação com os artefatos culturais, a partir de uma pesquisa de cunho etnográfico, realizada ao longo de um ano, em uma creche no município de Juiz de Fora – Minas Gerais. O aporte teórico-metodológico embasou-se na perspectiva histórico-cultural, na etnografia em educação e nos Estudos da Infância que produzem conhecimento no campo teórico da Educação Infantil e que apoiam a compreensão do contexto da creche no Brasil, suas conquistas e desafios. Ao entender o cotidiano da creche como um dos lócus da produção de linguagens e discursos, foi possível perceber os diferentes papéis ocupados pelos sujeitos na instituição e compreender as vivências dos bebês nesse contexto. Assim, apoiamo-nos no conceito de vivência compreendido como unidade pessoa/meio (VIGOTSKI, 2006; 2010). Nosso objetivo foi compreender as particularidades de como esse grupo de bebês constituía suas vivências (VIGOTSKI, 2010) no contexto da creche, refletindo sobre as possibilidades oferecidas por esse ambiente, focalizando as apropriações dos artefatos culturais presentes no contexto do berçário. Os sujeitos da investigação foram oito bebês de 4 a 18 meses de idade cujas vivências acompanhamos, no contexto da creche, envolvendo suas relações com as professoras, outras crianças e artefatos culturais presentes na instituição. A partir da teoria histórico-cultural, compreendemos os bebês como sujeitos ativos, constituídos nas relações históricas, sociais, econômicas e geográficas, transformando e sendo transformados no diálogo, na participação e na presença das múltiplas vozes constituintes do humano. Como forma de produção de dados, para acompanhar, compreender e registrar as vivências dos bebês na creche, utilizamos os instrumentos e técnicas de base etnográfica: a observação do cotidiano, a vídeo-gravação, a fotografia e o diário de campo. As análises da pesquisa evidenciaram que os bebês se constituem como seres culturais nas vivências compartilhadas na creche, transformando e sendo transformados pelas relações sociais. De forma particular, nesta investigação, as vivências dos bebês foram marcadas pela apropriação dos artefatos culturais disponibilizados no berçário: os sentidos atribuídos à cortina, à coberta, às bolinhas, às latas, dentre outros, foram ampliados e transformados pelos processos de [percepção/ação] dos bebês, tornando-se foco de exploração, contemplação, experimentação, acolhimento, disputa e compartilhamento entre os bebês e entre eles e suas professoras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectVivênciaspt_BR
dc.subjectArtefatos culturaispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherEducação de crianças - Relações culturaispt_BR
dc.subject.otherLactentes - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherLactentes - Desenvolvimentopt_BR
dc.subject.otherLactentes - Brincadeiraspt_BR
dc.subject.otherCrechespt_BR
dc.subject.otherJuiz de Fora (MG) - Educaçãopt_BR
dc.titleDescortinando as vivências dos bebês na creche: a relação com os artefatos culturaispt_BR
dc.title.alternativeUnveiling the experiencing(perezhivanie) of babies in daycare: the relationship with cultural artifactspt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Alice de Paiva Macário 2021.pdf5.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.