Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39084
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Terezinha Cristina da Costa Rochapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9084425259229197pt_BR
dc.creatorMiriã Suéllen Xavier Nascimento Rodriguespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9938173176644921pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-13T12:17:37Z-
dc.date.available2022-01-13T12:17:37Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39084-
dc.description.abstractThis research was developed in the field of the accessibility in school practices. The inclusion of students with disabilities in regular schools is a challenge that must be faced by all involved in the educational process, especially by teachers in the classroom. This research was built faced on issues related to the inclusion of these students, and on the particular experience of these challenges in the classroom. When working in a class with an intellectual disabled student, there are major challenges to planning the class and to help the student in matter of his concentration. It is also a challenge to help him about certain limitations for fine and coarse motor coordination, although the tasks are performed under another adult supervision. In this context, the main goal of this study was to understand the possibilities of promoting accessibility for math content to students with intellectual disabilities. To reach this goal, a qualitative research was developed, with participant observation and the application of a didactic sequence based on the Cuisenaire scale (ZABALA, 1998), taking the use of concrete material, the construction of graphics, tables and a game on pairs. The proposal was developed in a Municipal School of Belo Horizonte, in a 5th grade class (2nd cycle), composed of 35 students. The theoretical basis for this research is composed by studies about school inclusion (CAIADO, BERRIBILLE AND SARAIVA, 2013; KASSAR, 2000), and also the planning of didactic activities for classroom work (ZABALA, 1998). The results suggest that the intervention contributed to the active participation of students in the construction of their mathematical thinking. However, despite the progress shown by the students during the actions, it cannot be said that the improvings are a result only of the didactic sequence developed in the classroom. The process of inclusion involves other spheres, in and out of the classroom, and it is a work to be done and evaluated continuously.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se situa no campo das questões relacionadas à promoção da acessibilidade nas práticas escolares. A inclusão dos alunos com deficiência nas redes de ensino se mostra como um desafio que deve ser enfrentado por todos os envolvidos no processo, principalmente pelos professores nos trabalhos em sala de aula. Esta pesquisa foi construída sobre as questões relativas a inclusão destes alunos, e sobre a vivência particular destes desafios em sala de aula. Ao se atuar em uma turma com um aluno com deficiência intelectual, há grandes desafios no planejamento das aulas, e também no acompanhamento do estudante em questões tocantes à sua concentração, bem como certas limitações para a coordenação motora fina e grossa, embora as tarefas sejam realizadas sob a supervisão de um adulto. Neste contexto, o objetivo geral deste estudo foi compreender as possibilidades de promoção da acessibilidade ao conteúdo de matemática para estudante com deficiência intelectual. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com observação participante e a aplicação de uma sequência didática baseada na escala de Cuisenaire (ZABALA, 1998), levando em consideração o uso de material concreto, a construção de gráficos, de tabelas e do jogo entre os pares. A proposta foi desenvolvida na Rede Municipal de Belo Horizonte, em uma turma de 5º ano - 2º ciclo, composta por 35 alunos. O referencial teórico do trabalho envolveu estudos do campo da inclusão escolar (CAIADO, BERRIBILLE E SARAIVA, 2013; KASSAR, 2000) e, também, sobre o planejamento de atividades didáticas para o trabalho em sala de aula (ZABALA, 1998). Os resultados sinalizaram que a intervenção realizada contribuiu para a participação ativa dos estudantes na construção do pensamento matemático. No entanto, apesar do progresso apresentado pelos estudantes ao longo das ações, não se pode afirmar que os avanços demonstrados são resultados apenas da sequência didática desenvolvida em sala de aula. O processo de inclusão envolve outras esferas, dentro e fora da sala de aula, e é um trabalho a ser realizado e avaliado continuamente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_BR
dc.subjectEscala de Cuisenairept_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCrianças deficientes - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherMatemática - Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherEscala Cuisenairept_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherIncapacidade intelectualpt_BR
dc.titleAcessibilidade no ensino de matemática: construindo conceitos através da escala de Cuisenairept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Acessibilidade no Ensino de Matemática.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.