Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39120
Type: Dissertação
Title: Perfil de egressos do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (PPGIEL) da UFMG: um estudo da trajetória profissional e do mercado de trabalho
Authors: Renan Monticeli Furtado
First Advisor: Hélder Ferreira Isayama
First Referee: Christianne Luce Gomes
Second Referee: Carla Augusta Nogueira Lima e Santos
Abstract: Introdução - Os diplomados de cursos de formação podem oferecer informações relevantes para as instituições de ensino as quais os formaram. Com a realização de pesquisas com egressos, é possível ter conhecimento sobre a trajetória profissional dos ex-alunos, levantar dados sociodemográficos atualizados da comunidade, além de permitir a avaliação da eficácia dos processos formativos oferecidos. O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGIEL-UFMG) não dispunha de uma pesquisa científica investigando os egressos do programa. Objetivos - Esta pesquisa teve como objetivo analisar o perfil profissional dos egressos do curso de mestrado e de doutorado do PPGIEL-UFMG. Além disso, identificar os aspectos relacionados à atuação profissional dessa amostra de egressos, investigando a inserção dos diplomados nos campos de atuação profissional, considerando questões como a renda mensal, a jornada de trabalho e o vínculo empregatício após a conclusão da pós-graduação. Métodos - Delineada como uma pesquisa com caráter exploratório-descritivo de abordagem mista, o estudo utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado aplicado com mestres e doutores diplomados no PPGIEL no período de 2008 a 2020. Ao todo, 120 egressos participaram como respondentes da pesquisa. Esta amostra é formada por 76 egressos do curso de mestrado; 28 egressos do curso de doutorado; e 16 egressos que concluíram ambos os cursos. À vista disso, a amostra total de egressos que responderam ao questionário da pesquisa corresponde a 54% dos diplomados pelo programa de Estudos do Lazer. Resultados - Os resultados da pesquisa contribuem para entender o perfil acadêmico e profissional dos egressos do programa. O estudo constatou que a maior parte dos diplomados do PPGIEL está inserida profissionalmente na área de formação oferecida pelos cursos de mestrado e de doutorado em Estudos do Lazer. Entretanto, existem diferenças nas trajetórias profissionais dos diplomados de acordo com o nível de formação. De modo geral, os mestres estão inseridos em diversificados campos de atuação, no contexto educacional e fora dele e os doutores possuem uma trajetória profissional mais homogênea, centrada na carreira acadêmica. Conclusões - Embora existam diferentes trajetórias profissionais entre os grupos pesquisados, com os dados obtidos foi possível concluir que o PPGIEL tem cumprido o seu objetivo de inserir profissionais, predominantemente, no contexto da docência no ensino superior.
Abstract: Introduction - Graduates of training courses can provide information relevant to the educational institutions that trained them. By conducting research with graduates, it is possible to gain knowledge about the professional trajectory of former students, raise upto-date socio-demographic data on the community, in addition to allowing the evaluation of the effectiveness of the training processes offered. The Interdisciplinary Postgraduate Program in Leisure Studies at the Federal University of Minas Gerais (PPGIEL-UFMG) did not have scientific research investigating the graduates of the program. Objectives - This research aimed to analyze the professional profile of graduates of the master's and doctoral courses at PPGIEL-UFMG. In addition, to identify aspects related to the professional performance of this sample of graduates, investigating the insertion of graduates in the fields of professional activity, considering issues such as monthly income, working hours and employment relationship after completing postgraduate studies. Methods - Designed as exploratory-descriptive research with a mixed approach, the study used as a data collection instrument a semi-structured questionnaire applied with masters and doctors graduated from PPGIEL in the period from 2008 to 2020. Altogether, 120 graduates participated as respondents of the research. This sample is formed by 76 graduates of the master's course; 28 graduates of the doctoral course; and 16 graduates who completed both courses. In view of this, the total sample of graduates who answered the survey questionnaire corresponds to 54% of graduates from the Leisure Studies program. Results - The survey results contribute to understanding the academic and professional profile of the program's graduates. The study found that most of the PPGIEL graduates are professionally inserted in the training area offered by the master's and doctoral courses in Leisure Studies. However, there are differences in the professional trajectories of graduates according to the level of education. In general, masters are inserted in diversified fields of activity, in the educational context and beyond, and doctors have a more homogeneous professional trajectory, centered on an academic career. Conclusions - Although there are different professional trajectories among the researched groups, with the data obtained it was possible to conclude that the PPGIEL has fulfilled its objective of inserting professionals, predominantly, in the context of teaching in higher education.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39120
Issue Date: 29-Jul-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Renan Monticeli (VERSAO FINAL).pdf2.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.