Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39128
Type: Artigo de Evento
Title: Artigo percepção e imaginação: provocações na pedagogia
Authors: Juliana Gouthier Macedo
Abstract: Tendo como pressuposto que o ensino/aprendizagem de Arte nos é imprescindível como um campo potente e fundamental para – em interseções e tensões com outras áreas do conhecimento - nos relacionarmos com o mundo, não há como pensar em educação descolada da Arte. Mas, a sua presença na escola não pode ficar à mercê de concepções que a limitem ao acúmulo de informações ou tão pouco como blocos de atividades artísticas. Sem a possibilidade de vivenciar experiências significativas em Arte, como defende Dewey (2010), nada feito. Na formação de pedagogos, não é diferente. Pelo fato de a maioria não ter tido a oportunidade de vivenciar experiências significativas em Arte durante a sua educação básica, não há como abrir mão de que tenham este acesso garantido em sua formação como educadores, tanto por eles mesmos, mas também pelo lugar que irão ocupar, principalmente como professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Isso ficou evidente em minha trajetória recente nas aulas de Arte que assumi no curso de Pedagogia da UFMG, quando pude constatar que uma minoria teve a oportunidade experienciar processos estéticos/poéticos em sua trajetória escolar e o quanto isso deixa uma lacuna, na maioria deles, em relação à Arte, ao modo de perceberem e se relacionarem com esse campo do conhecimento. Para o enfrentamento desse desafio, um caminho potente é a “articulação entre a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão”, proposta pela concepção da Cognição Imaginativa, sistematizada por Lucia Pimentel.
Abstract: Assuming that teaching/ learning art is essential - at intersections and tensions with other fields - as a powerful knowledge field and fundamental for our relationship with the world, we cannot think education without art. But art at school cannot be constrained by concepts such as those of understanding art as accumulated information or as disconnected artistic activities. With no possibility of living significant experiences in art, as advocated by Dewey (2010), no deal. This also relates to the pedagogues’ formation. As most of them have not had the opportunity to live significant art experiences during their basic education. Because of the fact that during that period most of them did not have the chance of having significant experiences in art, we must ensure their access to art education for their training as educators - both for themselves - but also due to the place that they will occupy, ie mainly as teachers of early childhood education and early years of elementary school. This was evident in my recent career in art classes that I have assumed in the UFMG Pedagogy when I found out that a minority of my students had had the opportunity to experience aesthetic / poetic processes in their school life. I also noticed that this lack of experience leaves a gap in relation to Art in most of them. That reflects on how they relate to this field of knowledge. To address this challenge, a powerful way is the "link between perception, imagination, emotion, research, sensitivity and reflection" proposed for the design of Imaginative Cognition, systematized by Lucia Pimentel.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Arte e educação
Professores - Formação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39128
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://faeb.com.br/admin/shared/midias/1505668027.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil CONFAEB; Congresso Internacional dos Arte/Educadores
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Percepção e imaginação.pdf460.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.