Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39138
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sérgio Alcides Pereira do Amaralpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9254941821479342pt_BR
dc.contributor.referee1Roberto Alexandre do Carmo Saidpt_BR
dc.contributor.referee2Leila Carolina Vilas Boas Gouveapt_BR
dc.creatorPaola Resende Braga Garcia de Araújopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2283934948315689pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-21T20:38:25Z-
dc.date.available2022-01-21T20:38:25Z-
dc.date.issued2021-09-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39138-
dc.description.abstractThis dissertation proposes to analyzing the clash and the link between time and eternity in the work of Cecilia Meireles. The proposed contemplates the publication of chronicles throughout the 1940s and the poetic works Mar absoluto e outros poemas and Retrato natural. This bifront work involves an intricate link with time, by destabilizing and amalgamating two distinct conceptions: the ephemerality of chronology and permanence of eternity. From a comparison between chronicle and poetry, we try to understand how a common use of themes is made and how this two modalities structure the temporal question. Thus, it starts from some thematic axes that mobilize the double temporal perspective: the sea, the "self", the shadow, the war, nature, the city and death. In the configuration of these themes there is no one formulation of time: it is presented as a double status and it is in the displacement between the eternal and the transient that emerges as the basic element of this poetic. In addition, it is sought to evaluate how these temporal regimes were presented in the author’s critical fortune, because, although she did not adopt an attitude of alienation, Cecilia Meireles also did not assimilate a passive belonging to her own time.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação propõe uma análise sobre o embate e o vínculo entre tempo e eternidade na obra de Cecília Meireles. O recorte proposto contempla as crônicas publicadas ao longo da década de 1940 e as obras poéticas Mar absoluto e outros poemas e Retrato natural. Essa obra bifronte comporta um vínculo intrincado com o tempo, ao desestabilizar e amalgamar duas concepções distintas: a efemeridade da cronologia e a permanência da eternidade. A partir de um cotejo entre crônica e poesia, procura-se apreender como é realizado um aproveitamento comum de temas e como as duas modalidades estruturam a questão temporal. Nesse sentido, parte-se de alguns eixos temáticos que mobilizam a dúplice perspectiva temporal: o mar, o “eu”, a sombra, a guerra, a natureza, a cidade e a morte. Na configuração desses temas, não há formulação una do tempo, pois ele apresenta um duplo estatuto e é no deslocamento entre o eterno e o transitório que desponta o elemento basilar dessa poética. Além disso, busca-se avaliar como esses regimes temporais foram apresentados na fortuna crítica da autora, pois, embora não tenha adotado uma postura de alienação, Cecília Meireles tampouco assimilou um pertencimento passivo à sua própria época.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCecília Meireles;pt_BR
dc.subjectMar absoluto e outros poemas;pt_BR
dc.subjectRetrato natural;pt_BR
dc.subjectcrônica.pt_BR
dc.subject.otherMeireles, Cecília, 1901-1964. – Mar absoluto e outros poemas – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherMeireles, Cecília, 1901-1964. – Retrato natural – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherTempo na literaturapt_BR
dc.subject.otherPoesia brasileira – História e críticapt_BR
dc.subject.otherCrônicas brasileiras – História e críticapt_BR
dc.titlePraias da indiferença: Cecília Meireles e o embate temporal em verso e prosapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_versão final_Paola Resende.pdf2.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.