Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39146
Type: Dissertação
Title: Educação científica dialógica: contribuições do cinema nacional para a educação em ciências
Authors: Luiz Gustavo Veríssimo e Silva
First Advisor: Arnaldo de Moura Vaz
First Referee: Ana Maria de Oliveira Galvão
Second Referee: Ricardo Tadeu Santori
Abstract: Esta dissertação é o relato de uma pesquisa de mestrado na qual exploramos as contribuições do cinema nacional para a construção de situações dialógicas em salas de aula de Ciências e Biologia, tendo como inspiração a filosofia e a pedagogia construídas por Paulo Freire. Para isso investigamos o potencial desse cinema para a criação de situações existenciais típicas da realidade dos estudantes que se apresentam a eles como situações-problemas codificadas. Esta investigação teve um caráter qualitativo e nos utilizamos da pesquisa documental, tendo os filmes como fonte de dados. Delineamos a nossa metodologia levando em conta a importância dada por Freire a formação de sujeitos críticos e ao conhecimento científico, delimitando critérios para a escolha do nosso corpus. Criamos também um instrumento de análise balizado pela problematização e pelo Método Paulo Freire, composto por três dimensões que nortearam nossa investigação: o universo dos conceitos científicos, o universo de ideias construídas pelos estudantes e o contexto social. Durante a seleção do corpus de pesquisa percebemos o sertão nordestino, o domínio caatinga e seus biomas emergindo pelas mãos das diversas pessoas envolvidas na criação dos filmes, e tomamos essa região e esses conceitos como um recorte para a nossa pesquisa. Assim, analisamos seis filmes que retratam o interior nordestino. No processo de análise buscamos evidenciar o potencial de gerar problematizações sobre o conceito de bioma e domínio e também o potencial de gerar discussões sobre problemas da realidade das obras selecionadas. Encontramos situações existenciais que retratam o universo biológico e também o universo dos estudantes em todos os filmes analisados, o que evidencia o potencial do cinema nacional na construção de situações dialógicas e problematizadoras. Além disso, os filmes se mostraram potentes estética e discursivamente, possibilitando discussões acerca da realidade do sertão e do Brasil. Ainda destacamos a potência e a importância do cinema na escola como uma experiência estética e cultural. Por fim, nossos resultados poderão auxiliar professores de Ciências e Biologia que buscam aproximar seus alunos do cinema e sua prática de Paulo Freire, de um ensino mais crítico e dialógico.
Abstract: This dissertation is the report of a master's research in which we explored the contributions of Brazilian cinema to the construction of dialogical situations in Science and Biology classrooms. This work is based on Paulo Freire's philosophy and pedagogy and investigates the potential to create existential situations commonly found in the reality of the students. These situations present themselves as coded problem situations to the students. This qualitative research follows document analysis procedures and adopts films as data source. Given the relevance of the construction of critical individuals and of scientific knowledge in Freire's work, both were elected as criteria for our sample selection. We also developed na analysis instrument based on problematization and Paulo Freire Method. Our tool comprises three dimensions: the universe of conceptual scientific knowledge, the universe of ideas constructed by the students and the social context. During the period of sample selection, we identified Brazilian “sertão” (a semi-arid region in northeastern Brazil), “caatinga” (Brazilian morphoclimatic and phytogeographical domain) and its biomes emerging from the work of various people involved in the creation of the films. Hence, the aforementioned region is the outline of our investigation. Our analysis intends to present the potential of the concepts of biomes and domains to generate problematizations and discussions about the problems portrayed in the films. Six films about this region were analysed. We have found existential situations involving the biological universe and the students’ universe represented in all movies. This result emphasizes the potential of Brazilian cinema to create dialogical situations and problematizations. The films are also considered discursively and aesthetically compelling, which provides discussions about the reality of Brazil’s northeastern region. We highlight the potential and the relevance of cinema as cultural and aesthetic experience inside the schools. Finally, we believe our results may assist Biology teachers that desire to diminish the distance between their students and the cinema and to adopt Paulo Freire’s ideas to their practices towards a more critical and dialogical pedagogy.
Subject: Freire, Paulo, 1921-1997
Cinema na educação
Cinema brasileiro
Ciência -- Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/39146
Issue Date: 30-Aug-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons