Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39150
Type: Monografia (especialização)
Title: Cultura, fraseologismo e narrativas no ensino do alemão: por uma aprendizagem intercultural mediada pela ferramenta digital elo-ensino de línguas online.
Authors: Adelmário Vital Matos
First Advisor: Ronaldo Correa Gomes Júnior
First Referee: Adriane Terezinha Sartori
Second Referee: Ana Elisa Costa Novais
Abstract: Essa proposta de trabalho explora o ensino de língua estrangeira, nesse caso o alemão, mediado por um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). O projeto tem caráter experimental e será ofertado a professores e alunos de alemão que ensinam e estudam a referida língua em ambientes presenciais e online. Ele pode ser implementado por professores de alemão que tenham interesse em trazer para a sala de aula o AVA com a mediação da ferramenta Ensino de Línguas On-line (ELO). O ELO é uma ferramenta on-line de autoria de professores, criado pelo professor Vilson Leffa e destinado à oferta de curso de línguas. Uma das características desta plataforma reside no fato de ela ser livre e permitir a qualquer pessoa o seu uso e a sua adaptação de forma livre. Tendo em vista que o ELO pode ser acessado por meio de dispositivos móveis, os professores podem usar as atividades postadas no referido recurso educacional aberto como forma de reforçar a aprendizagem de atividades aplicadas nas aulas presenciais. Um ensino mediado pelo AVA busca incentivar o aluno a procurar novas compreensões de mundo e, mais ainda, reconstruir os seus próprios conhecimentos. Para essa nova realidade de ação imposta ao educador, entende-se que o professor precisa estar atento ao percurso da aprendizagem que o aluno trilha e estar apto a entender a sua cultura e seu contexto de vida. Usou-se como referencial teórico os estudos de autores como Braga (2013), Grossi (2019), Leffa (2002, 2005, 2013, 2016), Paiva (2017, 2018), Araújo & Leffa (2016), Holden & Sykes (2013), Beviláquia (2017). Esses autores defendem que a educação não deve fechar os olhos para essa nova ordem mundial e, portanto, advogam que as práticas educativas devem estar também voltadas para essa realidade. Dessa forma, as práticas educacionais deveriam ver esses ambientes virtuais de aprendizagem como uma ferramenta potencial para incrementar os processos educacionais, especialmente no que se refere à aprendizagem de uma segunda língua mediada por esses dispositivos tecnológicos. Como metodologia de ensino foram propostas atividades postadas no ambiente virtual ELO para ajudarem os professores na aplicação das atividades on-line. As atividades permitem ao aluno uma troca intercultural, que fornece subsídios linguísticos que facilitam a comunicação e o alargamento do seu universo cultural. Os módulos do projeto pedagógico são compostos de atividades que envolvem a aprendizagem dos componentes históricos, culturais e geográficos da Alemanha e darão ao aluno várias possibilidades de expressão e comunicação. Elas também trabalham com a aprendizagem do léxico da língua alemã que dá ao aluno a oportunidade de uso da língua em situações autênticas, como é o caso da utilização de provérbios e das expressões idiomática, nas suas interações sociais, bem como utilizar a língua em situações sociais reais e habilitá-lo a interpretar os significados culturais manifestados na linguagem. Além disso, este projeto propõe atividades com narrativas que levam o aluno a refletir sobre sua ação no mundo e dessa forma compreender a dinâmica diferenciada das diversas culturas dos povos.
Abstract: The purpose of this project is to explore teaching German as a foreign language through a virtual learning environment (VLE). The project has an experimental character and will be offered to teachers and students of German who teach and study the language both face-to-face and online. It can be implemented by German teachers who are interested in bringing VLE to the classroom with the mediation of the Ensino de Línguas Online (ELO) tool. ELO is an online tool created by Professor Vilson Leffa together with other professors and designed to offer language courses. One of the characteristics of this platform lies in the fact that it is free and allows anyone to use and adapt it freely. Bearing in mind that ELO can be accessed through any mobile device, teachers can use the activities posted in this open educational resource as a way to reinforce the learning of activities used in face-to-face classes. Teaching mediated by VLE seeks to encourage students to look for new understandings of the world and, even more, to reconstruct their own knowledge. For this new reality of action imposed on the educator, it is understood that the teacher needs to be aware of the learning path that the student follows and be able to understand their culture and their context of life. Studies by authors such as Braga (2013), Grossi (2019), Leffa (2002, 2005, 2013, 2016), Paiva (2017, 2018), Araújo & Leffa (2016), Holden & Sykes ( 2013), Bevilaquia (2017) were used as theoretical reference. These authors argue that education should not turn a blind eye to this new world order and, therefore, advocate that educational practice should also be focused on this reality. Thus, educational practice should see these virtual learning environments as a potential tool to enhance educational processes, especially with regard to the learning of a second language mediated by these technological devices. Online activities were proposed and posted in the virtual ELO environment to help teachers in their application. The activities allow the student an intercultural exchange, which provides linguistic subsidies that facilitate communication and the expansion of their cultural universe. The modules of the pedagogical project are made up of activities that involve learning the historical, cultural and geographical components of Germany and will give the student several possibilities for expression and communication. They also focus on the learning of the lexicon of the German language, which gives the student the opportunity to use the language in authentic situations in their social interactions, such as the use of proverbs and idioms, as well as enable him to interpret the cultural meanings manifested in language. In addition, this project proposes activities with narratives that lead the student to reflect on his action in the world and thus understand the different dynamics of different cultures.
Subject: Lìngua alemã – Estudo e ensino
Língua alemã – Métodos de ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/39150
Issue Date: 22-Jan-2020
Appears in Collections:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADELMÁRIO VITAL MATOS-TCC- PROJETO PEDAGÓGICO-VERSÃO FINAL.pdf3.41 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons