Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39152
Type: Tese
Title: Professores de inglês de Parintins e a experiência da metamorfose: da formação à atuação no ensino básico
Authors: Patricia Christina dos Reis
First Advisor: Valdeni da Silva Reis
First Referee: Fernanda Peçanha Carvalho
Second Referee: Hilda Simone Henriques Coelho
Third Referee: Miriam Lucia dos Santos Jorge
metadata.dc.contributor.referee4: Vanderlice dos Santos Andrade Sól
metadata.dc.contributor.referee5: Mirian Lúcia dos Santos Jorge
Abstract: Esta tese apresenta os sentidos que emergem nos dizeres de professores de inglês atuantes em escolas públicas da cidade de Parintins, Amazonas. A pesquisa tem como objetivo lançar luz às suas trajetórias, aos seus saberes e aos seus processos de formação. O estudo está inserido na área da Linguística Aplicada e fundamentado nos estudos do discurso, tendo a Análise de Discurso franco-brasileira como referência teórico-metodológica. A análise das trajetórias dos professores aponta para processos de transformação, corroborando o conceito de identidade, em Ciampa (1984), como metamorfose. Esse entendimento vem ao encontro da relação entre experiência e transformação em Larrosa (2016), explorada nesta pesquisa para explicar como determinados fatos, incluindo a formação acadêmica, podem ser apreendidos (ou não) como experiência, como algo que toca e transforma o sujeito. O lugar de fala do professor de inglês de Parintins, enquanto sujeito da experiência, é analisado nesta pesquisa à luz dos estudos decoloniais. Por isso, a base teórica da tese está formada pelo conceito de experiência, junto aos conceitos discursivos e de decolonialidade. O corpus da pesquisa é formado por dizeres de doze professores de escolas municipais e estaduais de Parintins, tanto da zona urbana, quanto rural. Para a composição do corpus, foram utilizados dois instrumentos de pesquisa: o questionário e entrevistas semiestruturadas. A análise do corpus segue os princípios e procedimentos reunidos principalmente no trabalho de Orlandi (2009). Nas análises, mobilizo noções como a de formação imaginária, memória, representação e formação discursiva. Para acessar a experiência, busco apreender os efeitos de sentido subjacentes às respostas dos professores, e procuro mostrar como a literatura amazonense, particularmente as obras do escritor Milton Hatoum, contribuem para a interpretação dos seus dizeres. As formações imaginárias e a materialidade linguística manifestadas no corpus são exploradas também por meio de análises do contexto sócio-histórico dos professores. Por meio das perguntas, eles são convidados a falar de seus entendimentos sobre ser professor, a contar sobre pessoas ou fatos que marcaram suas trajetórias de formação, suas práticas pedagógicas e sobre o sentido de lecionar inglês em seus contextos de ensino. Em suas respostas, podem-se apreender movimentos que nos remetem ao ciclo da metamorfose e suas quatro fases (ovo, larva, pupa e imago). As passagens de uma fase à outra acontecem como resultado da experiência, ou seja, como efeito de um acontecimento singular, que marca o professor e o leva a transformações. Os acontecimentos são identificados em diferentes circunstâncias das trajetórias dos professores e nos fazem entender que pensar a formação docente envolve uma investigação para além da formação acadêmica. Entendimento que abre espaço para formações outras e destaca regiões sub-representadas nos estudos da Linguística Aplicada, consolidando assim o propósito desta tese, de lançar luz à experiência do professor de inglês de Parintins.
Abstract: This thesis presents the meanings that emerge in the words of English teachers working in public schools in the city of Parintins, Amazonas. The research has the objective of shedding light on their journeys, knowledge and educational processes. The study is in the fied of Applied Linguistics and it is based on discourse studies, having the Franco-Brazilian Discourse Analysis as a theoretical-methodological reference. The analysis of these teachers’ journeys points to transformation processes, corroborating the concept of identity, in Ciampa (1984), as a metamorphosis. This understanding comes across the relation between experience and transformation in Larrosa (2016) explored in this research to explain how certain facts, including academic education, can be apprehended (or not) as an experience, as something that touches and transforms teachers. The English teacher from Parintins, as someone subjected to experience, speaks from a place that in this study is taken in consideration in the light of decolonial studies. Thus, the concept of experience, along with the discursive concepts and the concept of decoloniality form the thesis theoretical framework. The research corpus consists of statements from twelve teachers from municipal and state schools in Parintins, both in the urban and rural areas. To build the corpus, two research instruments were used: a questionnaire and semi-structured interviews. The corpus analyses follow the principles and procedures gathered mainly in the work of Orlandi (2009). In the analyses I mobilize notions such as imaginary formation, memory, representation and discursive formation. To access experience, I try to apprehend the effects of meaning underlying the teachers' answers and I try to show how Amazonian literature, particularly Milton Hatoum’s works, contribute to the interpretation of their sayings. Imaginary formations and language materiality manifested in the corpus are also explored through analyses of the socio-historical context in which the teachers are inserted. Teachers, in the questions addressed to them, are invited to talk about their understandings of what it means to be a teacher, to tell about people or facts that marked their educational journeys, about their pedagogical practices and about the meaning of teaching English in their teaching contexts. In their answers, movements can be apprehended and can be related to the metamorphosis cycle and its four stages (egg, larva, pupa and imago). The passages from one stage to another happen as a result of the experience, i.e., as an effect of a singular event that touches the teachers and leads them to transformation. The events are identified in the teachers’ journeys in different circumstances and make us understand that thinking on teacher education involves an investigation beyond academic education. This understanding opens space for other educational processes and highlights nderrepresented regions in Applied Linguistics studies, thus consolidating the purpose of this thesis which is to shed light to Parintins English teachers’ experience.
Subject: Língua inglesa – Estudo e ensino
Professores de inglês – Formação
Linguística aplicada
Professores de inglês – Brasil – Parintins (AM)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39152
Issue Date: 15-Oct-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Professores de Inglês de Parintins e a experiência da metamorfose.pdfProfessores de Inglês de Parintins e a experiência da metamorfose2.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.