Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39156
Type: Dissertação
Title: Música, lateralidade e aprendizagem
Other Titles: Music, laterality and learning
Authors: Flávia Alvarenga Estevan
First Advisor: Cybelle Maria Veiga Loureiro
First Referee: Marcos Garcia Neira
Second Referee: Verônica Magalhães Rosário
Third Referee: Helena Lopes da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Renato Tocantins Sampaio
Abstract: Associações entre a lateralidade externa (motora) e interna (assimetrias funcionais hemisféricas) revelam indicativos de que perfis atípicos de lateralidade podem constituir fatores de risco a processos de aprendizagem relacionados à alfabetização. Por esta razão, objetivamos investigar as relações entre música, lateralidade e aprendizagem enfatizando a relevância deste diálogo para o contexto educacional. A partir do estudo de princípios da musicoterapia e seu histórico na educação especial, bem como princípios da musicoterapia neurológica a pesquisa também teve o objetivo de desenvolver e testar um protocolo pedagógico com exercícios musicais criados especificamente para esta pesquisa. A metodologia uniu o uso sistemático de exercícios com música a recursos pedagógicos para estímulo à aquisição de habilidades alfabéticas, o que resultou na elaboração do protocolo de Intervenção Pedagógica Musical Bilateral (IPMB). Estes exercícios musicais foram combinados à intervenção pedagógica para auxílio do desenvolvimento da lateralidade paralelamente ao desenvolvimento de habilidades alfabéticas de uma criança com lateralidade externa atípica e dificuldades de aprendizagem. Foi calculado, em porcentagens de acertos, o desempenho de uma criança com lateralidade cruzada e dificuldades de aprendizagem de leitura em diferentes tarefas antes e após a intervenção. A comparação entre o desempenho inicial e final revelou que houve aumento significativo nas porcentagens de acerto nas atividades de leitura de letras minúsculas (>23,07%), leitura fonética (>42,3%), leitura de sílabas (>59,55%), leitura de palavras (>61%), escrita (>40%) e leitura e interpretação de frases simples (>100%). Já na intervenção, quatro itens avaliativos foram avaliados em graus ao longo das sessões. Foram calculadas as médias dos graus nas 6 primeiras e 6 últimas sessões. A diferença entre a média final e inicial foi de 1,6 graus para o item “foco, olhar e atenção”, 1 para “lateralidade, motricidade e direcionalidade”, 1,2 para “lateralidade e música” e 1,4 para o item “voz e gestualidade”. A relevância do diálogo entre música, lateralidade e aprendizagem para o campo educacional é discutida a partir da constatação dos possíveis impactos positivos do uso da música sobre processos de aquisição de habilidades linguísticas, bem como seus impactos preventivos a dificuldades de aprendizagem associadas, ou não, a perfis atípicos de lateralidade. Concluímos que o protocolo IPMB pode ser um passo inicial para o desenvolvimento de metodologias específicas aos segmentos de Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental com vistas à potencialização das habilidades cognitivas e prevenção de déficits vinculados a questões de lateralidade.
Abstract: Associations between external (motor) and internal (hemispheric functional asymmetries) laterality reveal indications that atypical laterality profiles may constitute risk factors for learning processes related to literacy. Therefore, we aim to investigate the relationship between music, laterality and learning emphasizing the significant relevance of this dialogue for the educational context. From the study of music therapy principles, its history in special education and neurological music therapy principles the survey also aimed to develop and test a pedagogical protocol with exercises created specifically for this research. The methodology combined the systematic use of exercises with music to pedagogical resources to estimulate the acquisition of alphabetic skills, what resulted in the elaboration of the Bilateral Musical Pedagogical Intervention (IPMB) protocol. These musical exercises were combined to a pedagogical intervention to aid the development of laterality in parallel with the development of alphabetic skills of a child with atypical external laterality and learning difficulties. The performance of the child with crossed laterality and reading learning difficulties in different tasks before and after the intervention was calculated in percentages of correct answers. The comparison between the initial and final performance revealed that there was a significant increase in the percentages of correct answers in the activities of reading lowercase letters (> 23.07%), phonetic reading (> 42.3%), reading syllables (> 59.55 %), reading of sentences (> 61%), writing (> 40%) and reading and interpretation of simple sentences (> 100%). In the intervention, four avaliative items were evaluated in degrees unity throughout the sessions. The degree avarege was calculated in the 6 first and 6 last sessions. The difference between the final and initial average was 1.6 degrees for the item "focus, gaze and attention", 1 for "laterality, motricity and directionality", 1.2 for "laterality and music" and 1.4 for the item “voice and gesture”. The relevance of the dialogue between music, laterality and learning for the educational field is discussed based on the observation of the possible impacts of the use of music on the processes of acquisition of language skills, as well as its preventive impacts on learning difficulties associated, or not, with atypical laterality profiles. We conclude that the IPMB protocol can be an initial step for the development of specific methodologies for the Early Childhood Education and first grades of Elementary School, with a view on enhancing cognitive skills and preventing deficits linked to laterality issues.
Subject: Neurociências
Música
Lateralidade funcional
Aprendizagem
Intervenção precoce (Educação)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Neurociências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39156
Issue Date: 30-Jul-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação- Flávia AEstevan.pdfDissertação corrigida1.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.