Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39196
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Heliana Ribeiro de Mellopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724573734505786pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Adriano Alonso Velosopt_BR
dc.contributor.referee1Tommaso Rasopt_BR
dc.contributor.referee2Valeria Correa Vaz de Paivapt_BR
dc.creatorRoberta Queiroz Lessa Violapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9367374372027619pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-27T20:23:00Z-
dc.date.available2022-01-27T20:23:00Z-
dc.date.issued2021-10-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39196-
dc.description.abstractCodenames is a game that demands one player to give a word as a clue that relates to other two or three words on the board, and other players to guess the target words. This clue has to be THE word, an specific one that comprises the targets and excludes the bad words on the board. We propose an adapted model of [Koyyalagunta et al., 2021] for that task, in Brazilian Portuguese. Our agents, developed for the role of Codemaster and Guesser, achieved competitive win rates and interesting examples of clues for the game. The given clues and the cognitive processes involved on the game were analized by us.pt_BR
dc.description.resumoO jogo Codenames exige que um jogador forneça uma palavra como dica para outras duas ou três palavras no tabuleiro e, assim, os outros jogadores devem adivinhar as palavras-alvo. Essa dica deve ser A palavra: específica, de modo a apontar seus alvos e excludente, de modo a excluir as palavras não intencionadas. O nosso trabalho propõe um modelo computacional, adaptado de [Koyyalagunta et al., 2021], para a tarefa, completamente em português brasileiro. Nossos agentes, desenvolvidos para as funções de Codemaster e Guesser, alcançaram resultados competitivos e forneceram exemplos interessantes de dicas para o jogo. As pistas fornecidas e os processos cognitivos envolvidos no jogo também foram analisados por nós.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectNLPpt_BR
dc.subjectLinguística Cognitivapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subject.otherLinguística – Processamento de dadospt_BR
dc.subject.otherProcessamento de linguagem natural (Computação)pt_BR
dc.subject.otherLinguísticapt_BR
dc.titleEm busca da palavra mais engenhosa: cognição e processamento automático de língua natural com Codenamespt_BR
dc.title.alternativeSeeking THE word: cognition and NLP with Codenamespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação_roberta_final-mesclado.pdfDissertação2.58 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons