Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39199
Type: Tese
Title: A construção de corpos com e sem deficiência nas práticas de circulação de conhecimento Xakriabá
Authors: Ana Carolina Machado Ferrari
First Advisor: Mônica Maria Farid Rahme
First Co-advisor: Shirley Aparecida Miranda
First Referee: Ana Maria Rabelo Gomes
Second Referee: Marilda Moraes Garcia Bruno
Third Referee: Corina Borri-Anadon
metadata.dc.contributor.referee4: Libéria Rodrigues Neves
Abstract: O objetivo central do presente estudo foi examinar como os corpos são constituídos com e sem deficiência, a partir das práticas de circulação do conhecimento Xakriabá, levando-se em consideração suas associações com outros humanos e também não humanos. Buscou-se, nos arcabouços etnográficos da Teoria Ator-Rede (TAR), subsídios metodológicos para a realização da observação-participante, ocorrida no Território Indígena Xakriabá, mais precisamente nas Aldeias Barreiro Preto e Imbaúba, de 2017 a 2019. A escolha teóricometodológica com base nos estudos da TAR se deu porque tal Teoria possibilita a visualização e a análise das agências de atores humanos e não humanos nas práticas comunitárias. Portanto, os referenciais teóricos utilizados alicerçaram discussões sobre a construção histórica do conceito de “deficiência”, suas implicações nas políticas públicas e sua incidência na escola, bem como as percepções de diferentes povos indígenas acerca dos corpos com deficiência. Foram descritos e analisados quatro episódios de circulação do conhecimento, vivenciados na Aldeia Barreiro Preto, dois deles envolvendo práticas escolares regulares e práticas interculturais; e dois sobre práticas cotidianas referentes às relações de parentela. Em nossas análises, foi possível constatar que um mesmo corpo pode se constituir com e sem deficiência, a partir das suas associações e afecções com diversos agentes, sejam eles humanos ou não. Verificou-se que as categorias sobre as pessoas com deficiência existentes nas políticas públicas contribuem para a construção dos corpos com deficiência, explicadas pela visão biomédica do corpo. Observou-se que a rede de parentela e as participações nas práticas comunitárias contribuem para a construção de corpos sem deficiência, por permitir que todos, independentemente de suas diferenças, participem da circulação do conhecimento, de acordo com a capacidade de cada um. Os resultados mostram a importância das práticas comunitárias na construção de corpos sem deficiência e destacam a urgência de se repensar as políticas educacionais voltadas à Educação Especial dos povos indígenas, uma demanda apresentada por eles há tempos.
Abstract: The present study aimed at examining how the bodies are composed with and without disabilities from the Xakriabá knowledge circulation practices, considering their associations with other humans and also non humans. There was a search in the ethnographic framework of the Actor-network Theory (ANT) to find methodological subsidies to carry out the participantobservation taking place in the Xakriabá Indigenous Territory, more precisely in the Barreiro Preto and Imbaúba Villages from 2017 to 2019. The theoretical-methodological study choice based on ANT was because such Theory enables the visualization and analyses agency of the humans and non humans’ actors in the community practices. Therefore, the theoretical references used supported discussions about the historical construction of the concept “disability” and its implications in the public politics and its occurrence in the school, as well as the perceptions of different indigenous people about bodies with disability. Four episodes of knowledge circulation experienced in the Barreiro Preto Village were described and analyzed; two of them involved regular school practices and intercultural practices; and two about daily practices regarding relative’s relationships. In our analysis it was possible to determine that a same body can be composed with and without deficiency from their association and affections with various agents, humans or not. It was verified that the existing categories about people with deficiency in the public politics contribute for the building of bodies with deficiency, explained by the biomedical view of the body. It was observed that the relative net and the participation in the community practices contribute for a building of bodies without deficiency by allowing that everyone, independent of their differences, took part in the knowledge circulation according to each one’s capacity. The results showed the importance of the community practices in the building of bodies without deficiency and highlighted the urgency of rethinking the educational politics concerning the Special Education of the indigenous people, a demand presented by them.
Subject: Índios Xakriabá -- Educação
Pessoas com deficiência -- Educação
Educação especial -- Políticas públicas
Teoria ator-rede
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39199
Issue Date: 18-Feb-2020
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Ana Carolina Machado Ferrari.pdf4.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.