Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39246
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cristiano Mauro Assis Gomespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2458326202205195pt_BR
dc.contributor.referee1Karina da Silva Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Joana Ribeiro Casanova Pintopt_BR
dc.creatorDiogo Ferreira do Nascimentopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9588276224605338pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-01T15:39:36Z-
dc.date.available2022-02-01T15:39:36Z-
dc.date.issued2021-05-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39246-
dc.description.abstractThe methodologies available for studying the theory of approaches to learning have demonstrated important limitations: the phenomenographic method presents the problem of judges' bias and difficulty in applying it to large samples; the method of using the self-report questionnaires presents the problem of the respondent's biases; and the SLAT-Thinking performance test presents an issue related to the high probability of answering correctly by chance, which can lead to many false positives. This work presents the advances that can be obtained from the use of an instrument that was recently developed from SLAT-Thinking as a way to deal with these limitations, the performance test SLAT-Thinking 2. The structure of the new test is presented, demonstrating the theoretical basis used to create its answer options and the constitution of form A and form B of the test. The instrument's advantages over previous methods are demonstrated through the analysis of the results of its application to a sample of high school students, composed of 129 students from a public school in Belo Horizonte. Based on the responses of these students, the rates of correct answers within the structure of SLAT-Thinkng 2 are compared with the rates of correct answers that students would have achieved had the test structure been similar to that of SLAT-Thinking. We observed that form A of SLAT-Thinking 2 was able to prevent, on average, 31% of false positives that would be characterized as correct responses in the structure of SLAT-Thinking and that form B was able to prevent 26%. In addition, the incorrect answers made by the students were categorized based on errors typical of the use of the superficial approach in reading and analyzing texts. This categorization made it possible to investigate the categories of errors prevalent in the test and to compare the responses of different sexes and school grades. The predominant error category was the same for both form A and form B of the test and the categories of error predominant for items varied. Regarding the comparisons of sexes and school grades, no relevant differences were found. The implications of these results are discussed. We conclude that the results found with the application of the instrument are promising and demonstrate that SLAT-Thinking 2 can be a valuable asset for the use of researchers and professionals in the educational field.pt_BR
dc.description.resumoAs metodologias de pesquisa disponíveis para o estudo da teoria das abordagens de aprendizagem têm demonstrando importantes limitações: o método fenomenográfico apresenta o problema do viés dos juízes e dificuldade de aplicação a grandes amostras; o método de uso dos testes de autorrelato apresenta o problema dos vieses do respondente; e o teste de desempenho TAP-Pensamento apresenta uma questão relacionada à alta probabilidade de responder corretamente por acaso, o que pode gerar muitos falsos-positivos. Este trabalho apresenta os avanços que podem ser obtidos a partir do uso de um instrumento que foi desenvolvido recentemente a partir do TAP-Pensamento como forma de lidar com essas limitações, o teste de desempenho TAP-Pensamento 2. A estrutura do novo teste é apresentada, demonstrando a base teórica utilizada para a criação de suas alternativas de resposta e a constituição da forma A e forma B do teste. As vantagens do instrumento sobre os métodos anteriores são demonstradas por meio da análise dos resultados de sua aplicação a uma amostra de alunos do ensino médio, composta por 129 estudantes de uma escola pública de Belo Horizonte. A partir das respostas desses estudantes, os índices de acerto dentro da nova estrutura do TAP-Pensamento 2 são comparados com os índices de acerto que os estudantes teriam alcançado caso a estrutura do teste fosse similar ao do TAP-Pensamento. Observamos que a forma A do TAP-Pensamento 2 foi capaz de prevenir, em média, 31% de falsos-positivos que seriam caracterizados como acertos na estrutura do TAP-Pensamento e que sua forma B foi capaz de prevenir 26%. Além disso, os erros cometidos pelos estudantes foram categorizados a partir de erros próprios do uso da abordagem superficial na leitura e análise de textos. Essa categorização tornou possível a investigação de categorias de erros predominantes no teste e comparação entre as respostas de diferentes sexos e séries escolares. A categoria de erro predominante foi a mesma tanto para a forma A quanto para a forma B do teste e houve variação das categorias de erro predominantes em cada item. Já com relação aos sexos e séries escolares, não foram encontradas diferenças importantes. As implicações desses resultados são discutidas. Concluímos que os resultados encontrados com a aplicação do instrumento são promissores e demonstram que o TAP-Pensamento 2 pode ser um recurso valioso para o uso de pesquisadores e profissionais da educação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamentopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/*
dc.subjectAbordagens de aprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectTeste de desempenhopt_BR
dc.titleApresentação e evidências iniciais de validade do “Teste de Abordagem de Aprendizagem : identificação do pensamento contido em textos, segunda versão (TAP-Pensamento 2)”pt_BR
dc.title.alternativePresentation and initial evidence of validity of the "Students’ learning approach test : identification of thinking contained in texts, second version (SLAT-Thinking 2)"pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5495-6652pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Apresentação e Evidências Iniciais de Validade do TAP 2.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons