Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39293
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Adlane Vilas-Boas Ferreirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5828381419292488pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rafaella Cardoso Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee1Marco Aurélio Nicolato Peixotopt_BR
dc.contributor.referee2Marina de Lima Tavarespt_BR
dc.creatorMayana Flávia Ferreira Pimentapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0471404193922820pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-07T18:58:21Z-
dc.date.available2022-02-07T18:58:21Z-
dc.date.issued2019-07-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39293-
dc.description.abstractFinding strategies that facilitate learning has been increasingly necessary for the high school teacher, especially because of the extensive and complex curricular content in biology. As for the teaching of genetics, fragmentation of the contents of cellular and molecular biology and the Mendelian genetics in the curriculum, and in didactic books, demands searches for methodologies that integrate the construction of knowledge. The purpose of this study was to identify, by means of a didactic sequence, new possibilities of constructing learning on Genetics, specifically the concepts of dominance and recessiveness, in the context of investigative teaching, and to analyze the disposition of themes related to Mendelian genetics and molecular biology, and the contextualization of these contents in three high school textbooks. As a result of this work, it was possible to create an innovative didactic sequence that allowed 3rd year high-school students to interact, discuss, work in groups, jointly build knowledge and understand dominance and recessiveness. Therefore, the didactic sequence was brought about effective changes in the teaching of genetics for high school students. Another contribution of this research was the critical analysis of the textbooks that indicated lack of connection in the contents of molecular and genetic biology in three books of the most popular collections in public schools of Minas Gerais state in 2018, showing that the teacher needs to be a protagonist of the wanted changes when using the textbook for a better understanding of some themes of genetics.pt_BR
dc.description.resumoBuscar estratégias que facilitem o aprendizado torna-se cada vez mais necessário ao professor do ensino médio, tendo em vista, dentre outras razões, o extenso e complexo conteúdo curricular de biologia. Com relação à genética, a fragmentação dos conteúdos de biologia celular e molecular e a genética mendeliana no currículo e nos livros didáticos exigem ainda mais uma metodologia que integre e favoreça a construção do conhecimento. Desta forma, este estudo teve como objetivos identificar, através de uma sequência didática, novas possibilidades de construção da aprendizagem sobre genética, especificamente os conceitos de dominância e recessividade, no contexto do ensino investigativo, e analisar a disposição dos temas relacionados à genética mendeliana e biologia molecular e a contextualização desses conteúdos em três livros didáticos do ensino médio. Como resultado deste trabalho foi possível criar uma sequência didática de caráter inovador que permitiu que estudantes do 3º ano pudessem interagir, discutir, trabalhar em grupo, construir de forma conjunta o conhecimento e compreender a dominância e a recessividade. Portanto, a sequência didática foi capaz de trazer efetivas mudanças no ensino de genética de estudantes do ensino básico. Outra contribuição desta pesquisa foi a análise crítica dos livros didáticos que permitiu indicar a ausência da inter-relação nos conteúdos de biologia molecular e genética em três livros das coleções mais aderidas pelas escolas públicas em Minas Gerais no ano de 2018, mostrando a necessidade do professor ser um protagonista de mudanças na maneira de se usar o livro para melhor compreensão de alguns temas da genética.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relationPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectEnsino de Genéticapt_BR
dc.subjectDominância e recessividadept_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de ciências por investigaçãopt_BR
dc.subjectInterações alélicapt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.subject.otherGenéticapt_BR
dc.subject.otherLivro didáticopt_BR
dc.titleDominância e recessividade no ensino de genética: abordagem nos livros didáticos e uma atividade investigativa como ferramenta para a aprendizagem das interações alélicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
01-10 - TCM Mayana Pimenta - versão final.pdfFicha Catalográfica alterada, conforme orientação1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.