Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/39395
Tipo: Dissertação
Título: Estudantes em mobilidade: jornadas de ingressantes no curso de Administração da Universidade Federal de Minas Gerais, Campus Montes Claros, 2009-2018
Autor(es): Luana de Melo Lobato
primer Tutor: Giovanni Campos Fonseca
primer Co-tutor: Gustavo Tentoni Dias
primer miembro del tribunal : Andrea Maria Narciso Rocha de Paula
Segundo miembro del tribunal: Sergio Dias Cirino
Resumen: Esta dissertação teve como objetivo geral estudar as jornadas de estudantes em mobilidade, do curso de graduação em Administração da UFMG, Campus Montes Claros, no período de 2009 a 2018, levando em consideração o contexto de expansão da educação superior federal, das políticas e programas (ENEM/SISU e REUNI) que têm ampliado o acesso ao ensino para diferentes grupos de diferentes regiões. Buscou-se abordar também a evasão desses estudantes em mobilidade no contexto de expansão do ensino. Os “estudantes em mobilidade” são definidos nesta pesquisa como os ingressantes no curso de Administração que não nasceram no município. O uso do termo ‘jornada’ nos permite desvencilhar do olhar macro da migração e nos permite demonstrar os desafios e obstáculos encontrados na trajetória de cada estudante. A pesquisa aponta que o estudante se desloca de um lugar para outro com um projeto, o qual foi denominado de projeto estudantil. Ao longo da jornada, esse projeto é reformulado, podendo até acarretar evasão. Este trabalho utilizou-se da abordagem de pesquisa mista, quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório, transversal e descritivo. A abordagem quantitativa possibilitou descrever os 171 estudantes em mobilidade participantes: 54 (31,6%) deles egressos, 57 (33,3%) evadidos e 60 (35,1%) que ainda estavam em curso. Para a análise das jornadas, dos desafios da reformulação do projeto e da evasão dos estudantes em mobilidade, foram feitas 19 entrevistas cujos resultados demostraram que a maioria dos estudantes em mobilidade são pessoas que têm histórico de mobilidade, suas jornadas não são lineares, mas marcadas por diferentes desafios e negociações. Constatou-se que os estudantes reformularam seus projetos estudantis e incluíram novos projetos na sua jornada, que as políticas públicas ENEM/SISU e a importância de apoio institucional (assistência estudantil) e familiar contribuíram para que a mobilidade ocorresse. Além disso, constatou-se que a evasão escolar não está associada à mobilidade ou ao fator econômico, mas, sim, a outros fatores, como o desejo de ingressar em outro curso.
Abstract: This dissertation had the general objective of study student mobility journey of the undergraduate course in Administration at the UFMG, Campus Montes Claros, from 2009 to 2018, considering the context of expansion of federal higher education, policies and programs (ENEM/SISU and REUNI) that have expanded access to education for different groups from different regions. We also sought to address the evasion of these students in the context of educational expansion. In this research, "students mobility" are defined as those entering the Administration course who were not born in the city. The use of the term 'journey' allows us to get away from the macro view of migration and allows us to demonstrate the challenges and obstacles encountered in the trajectory of each student. The research points out that the student moves from one place to another with a project, which was called the student project. Throughout the journey, this project is reformulated, and may even lead to dropping out. This work used a mixed quantitative and qualitative research approach, of an exploratory, cross sectional, and descriptive nature. The quantitative approach made it possible to describe the 171 mobile students who participated: 54 (31.6%) of them were former students, 57 (33.3%) had dropped out, and 60 (35.1%) were still studying. To analyze the journeys, the challenges of reformulating the project and the evasion of students mobility, 19 interviews were carried out, and the results showed that most mobile students are people who have a history of mobility, and that their journeys are not linear, but are marked by different challenges and negotiations. It was found that students reformulated their student projects and included new projects in their journey, that the ENEM/SISU public policies and the importance of institutional support (student assistance) and family contributed to the mobility to occur. Furthermore, it was found that the school dropout is not associated with mobility or the economic factor, but rather with other factors such as the desire to enter another course.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Território
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39395
Fecha del documento: 26-oct-2021
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado



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