Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39399
Type: Dissertação
Title: O livro de imagens pelos olhares de estudantes e mediadores da Educação de Jovens e Adultos
Other Titles: The picturebook through the eyes of students and mediators of Youth and Adult Education
Authors: Rosana Aparecida Alves Reis
First Advisor: Francisca Izabel Pereira Maciel
First Referee: Maria Zélia Versiani Machado
Second Referee: Juliano Guerra Rocha
Third Referee: Juliane Gomes de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee4: Maria Elisa de Araújo Grossi
Abstract: Esta pesquisa fundamenta-se na relevância da leitura literária na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Refletir, no campo da literatura, atendendo às especificidades do público da EJA é reafirmar a posição de direito de seus sujeitos enquanto cidadãos, que, apesar das diversidades, são detentores do direito constitucional de acesso e permanência na escola (FREIRE,1997; NEIVA, 2010). O objetivo desta pesquisa foi analisar a produção de sentidos na leitura literária de um livro de imagens pelos educandos dos três segmentos da EJA de um Programa da UFMG. Devido ao isolamento social em virtude da Covid-19, pandemia que assolou o mundo, a proposta inicial para coleta de dados passou por mudanças. Foram realizados encontros individuais on-line com sete educandos dos três segmentos e entrevistas com três educadores, mediadores dos encontros. O tema da pesquisa surgiu à luz das obras indicadas pelo FNDE, através do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) de 2014 para adultos, por estudos já realizados na área da educação e pela prática cotidiana junto a esse público. Foi selecionado um livro de imagens do acervo do PNBE para EJA dentre dez que compôs este acervo durante o período de vigência desse Programa. Os livros de imagens são definidos por Belmiro (2014, on-line) “como um livro com imagens em sequência e que conta uma história, geralmente selecionando uma situação, um enredo e poucos personagens”. Sobre atividades com livros de imagens é válido reconhecer o seu direcionamento para o público infantil e a escassa produtividade científica no que se refere à relação livros de imagens e EJA. Apesar disso, Kirchof, Bonin e Silveira (2014) evidenciam a importância e os desafios que tais obras representam no processo de formação do leitor literário, independentemente da idade. Quanto à escola, Soares, M. e Paiva, A. (2014) consideram que, para se buscar a formação crítica através da literatura, não basta apenas a disponibilização das obras, faz-se necessário a promoção de atividades sistemáticas e bem-sucedidas de leitura. O princípio norteador dos encontros valeu-se da abordagem dialógica bakhtiniana, considerando a complexidade da leitura como atividade interativa de produção de sentidos (KOCH, 2007). Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa com observações e entrevistas semiestruturadas com uso de uma plataforma de comunicação on-line. A análise dos dados foi conduzida pela Análise Textual Discursiva (ATD) com recursos do software Atlas.ti. A ATD é uma metodologia de análise de dados ainda pouco explorada nas pesquisas qualitativas no campo da educação. Dentre os resultados destacam-se a surpresa e o estranhamento dos participantes diante do livro, as narrativas construídas a partir de suas visões de mundo, bem como possibilidades de se trabalhar com o livro de imagens na EJA. Traz, também, importante contribuição ao campo da pesquisa científica e às práticas de interação desses sujeitos com o mundo da literatura, levando-os a outras vivências de leitura, de maneira crítica e reflexiva.
Abstract: This research is based on the relevance of literary reading in Youth and Adult Education (EJA). Reflecting, in the field of literature, taking into account the specificities of the EJA public is to reaffirm the rightful position of its subjects as citizens, who, despite the differences, are holders of the constitutional right of access and permanence in the school (FREIRE, 1997; NEIVA, 2010). The objective of this research was to analyze the production of meanings in the literary reading of a picturebook by students from the three EJA segments of a UFMG Program. Due to social isolation, the initial proposal for data collection underwent changes. Individual online meetings were held with seven students from the three segments and interviews with three educators, mediators of the meetings. The research theme emerged in the light of the works indicated by the FNDE through the 2014, National Library at School Program (PNBE) for adults, by studies already carried out in the area of education and by the daily practice with this audience. One picturebook was selected from the PNBE collection for EJA among ten that composed this collection during the period of validity of this Program. Picturebooks are defined by Belmiro (2014, online) “as a book with sequential images and which tells a story, usually selecting a situation, a plot and a few characters”. Regarding activities with picture books, it is worth recognizing that they are aimed at children and the scarce scientific productivity regarding the relationship between picturebooks and EJA. Despite this, Kirchof, Bonin and Silveira (2014) highlight the importance and challenges that such works represent in the process of training the literary reader, regardless of age. As for the school, Soares, M. and Paiva, A. (2014) consider that, in order to seek critical education through literature, it is not enough just to make the works available, it is necessary to promote systematic and successful activities of reading. The guiding principle of the meetings was based on the Bakhtinian dialogic approach, considering the complexity of reading as an interactive activity of meaning production (KOCH, 2007). This is a qualitative research with observations and semi-structured interviews using an online communication platform. Data analysis was conducted by Textual Discursive Analysis (ATD) with Atlas.ti software resources. ATD is a methodology that is still little explored in qualitative research in the field of education. Among the results, the participants' surprise and estrangement before the book stand out, the narratives built from their worldviews, as well as the possibilities of working with the picture book at EJA. In addition to these, they bring an important contribution to the field of scientific research and to the interaction practices of these subjects with the world of literature, taking them to other reading experiences, in a critical and reflective way.
Subject: Educação
. Educação de adultos
Livros ilustrados
Histórias sem palavras
Livros e Leitura
Leitores - Formação
Leitura (Ensino fundamental)
Literatura -- Estudo e ensino (Ensino fundamental)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39399
Issue Date: 18-Nov-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.