Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39401
Type: Monografia (especialização)
Title: Identificando práticas epistêmicas em uma sequência didática sobre o uso de chás em aulas de química
Authors: Fabiana Aparecida da Fonseca
First Advisor: Fernando César Silva
Abstract: Muitas vezes utilizamos chás para tratamento de algumas doenças, mas negamos esse conhecimento tradicional nas aulas de Química. Nesse contexto, analisamos uma sequência didática baseada no uso de chás para discussão de conceitos de Química Orgânica, como, por exemplo, grupos funcionais, solubilidade, etc. Essa análise foi permeada pela identificação de práticas epistêmicas, visto que essas práticas são indícios de engajamento dos estudantes e contribuem para uma aprendizagem também epistêmica. As atividades produzidas pelos estudantes, individualmente e em grupo, foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva, com categorias estabelecidas a posteriori para conhecer as ideias dos estudantes e a priori para identificação das práticas epistêmicas mobilizadas. Diversas práticas epistêmicas foram mobilizadas, entretanto, o uso de linguagem representacional, que era uma das mais esperadas, não foi identificada nos registros dos estudantes devido à sequência didática ser introdutória ao conteúdo de química orgânica. Apesar da ausência dessa prática, os estudantes associam os grupos funcionais dos metabólitos secundários às diferenças de atividades farmacológicas. Isso não significa que estamos preocupados em listar ou apontar quais práticas surgiram, mas defender que a aproximação da cultura escolar à científica pode ser trazer contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em Química.
Subject: Educação
Estudo e ensino (Ensino médio)
Química - Métodos de ensino
Química - Métodos experimentais
Química orgânica - Estudo e ensino (Ensino médio)
Aprendizagem por atividades
Química farmacêutica
Plantas medicinais - Estudo e ensino (Ensino médio)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39401
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia Fabiana Aparecida da Fonseca.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.