Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/39403
Tipo: Dissertação
Título: Processo criativo no ensino médio: interdisciplinaridade entre arte/teatro e língua portuguesa
Autor(es): Amarildo Alexandre de Paula Alonso do Carmo
Primeiro Orientador: Mariana de Lima e Muniz
Primeiro membro da banca : Lucia Gouvêa Pimentel
Segundo membro da banca: Davi de Oliveira Pinto
Resumo: Esta dissertação apresenta, por meio da descrição analítica do processo criativo de quatro espetáculos construídos com alunos da Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fontes (Belo Horizonte/Minas Gerais), a investigação realizada sobre as possibilidades de interdisciplinaridade entre Arte/Teatro e Língua Portuguesa no Ensino Médio. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema da interdisciplinaridade e foram entrevistados oito estudantes (ex-alunos) e duas professoras que presenciaram ou participaram desses processos criativos. A partir do levantamento e da análise de dados coletados, ficou demonstrado que a experiência vivenciada interdisciplinarmente em processos criativos, além de contribuir para a ampliação do conhecimento sobre Língua Portuguesa e Arte/Teatro, também pode desenvolver a capacidade de elaboração, leitura e reflexão sobre o mundo e incentivar a formulação de propostas pedagógicas interdisciplinares para o ensino de Arte/Teatro no Ensino Médio.
Abstract: This dissertation presents, through the analytical description of the creative process of four shows built with students from the Estadual Técnico Industrial Professor Fontes school (in Belo Horizonte/Minas Gerais), the investigation about the possibilities of interdisciplinarity between Art/Theatre and Portuguese Language in High School. Therefore, a literature review on the theme of interdisciplinarity was elaborated and eight former students and two teachers who watched or participated in these creative processes were interviewed. From the survey and analysis of collected data, it was demonstrated that the experience lived in an interdisciplinary way in creative processes, in addition to contributing to the expansion of the knowledge about Portuguese Language and Art/Theater can also develop the ability to elaborate, read and think about the world and encourage the formulation of interdisciplinary pedagogical proposals for teaching Art/Theater in High School.
Assunto: Representação teatral
Criação (Literária, artística, etc.)
Professores - Formação
Teatro - Estudo e ensino
Língua portuguesa
Teatro
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/39403
Data do documento: 30-Nov-2021
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons