Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/39404
Tipo: Tese
Título: O mais profundo é a festa: cartografias dos jogos performativos e da carnavalização em Belo Horizonte após a Praia da Estação
Autor(es): Thálita Motta Melo
Primeiro Orientador: Maurílio Andrade Rocha
Primeiro membro da banca : Mônica Medeiros Ribeiro
Segundo membro da banca: Eduardo Antonio de Jesus
Terceiro membro da banca: Christina Gontijo Fornaciari
Quarto membro da banca: Clóvis Domingos dos Santos
Resumo: Trata-se de uma pesquisa cartográfica a partir do “destampe” imaginativo da Praia da Estação (2010), em que as substâncias contidas na carnavalização compõem as cenas performativas em seu tempo recente – festas, performances, blocos, communitas, duelos. O trabalho refletiu sobre os denominadores estético-políticos comuns às cenas cartografadas, tais como as substâncias da alegria, do riso, do jogo, descritos como modos de brincar de tomar lugar em algumas camadas da cidade de Belo Horizonte. Todas estas substâncias da carnavalização foram percorridas, como em espiral, para compor a ideia de jogos performativos: A alegria como estratégia de perseverar na existência, a festa como modo de performar a alegria dos corpos políticos, o riso como nascente do oceano da carnavalização, a carnavalização como fenômeno da praça pública, a praça pública como síntese das cidades ocidentais, o lúdico como política de resistência nas cidades, o jogo como estruturação social do lúdico, a estrutura ritual do jogo como estética performativa, o jogo performativo dos corpos políticos na cidade: alegria, festa, riso, cidade, ludicidade, performance e política. Mediante a escolha da cartografia como método, as curvaturas da espiral foram se dando processualmente em direção também ao método da bricolagem, a partir dos recortes heteróclitos, dos encontros com os movimentos, com os atores culturais, performers, festas, ligados, direta ou indiretamente, pela recente carnavalização após a Praia da Estação, ou que me fizeram aproximar pela vivência das ruas da cidade a partir dela; com isso, apresenta uma metodologia híbrida. Ao final, o trabalho busca tecer uma conclusão a partir do revés da performatividade, ao cartografar a estetização da política e a politização da arte produzida a partir do golpe político-midiático no Brasil recente, de modo a pensar este trabalho à contrapelo.
Abstract: The present thesis is a cartography research that initiates from imaginative breach of Praia da Estação (2010), in which the substances belonging to the process of Carnival creates the performative scenes in its current period of time – parties, performances, Carnival blocks, communitas, duels. This thesis reflects on the aesthetic and political denominators shared by the mapped scenes, such as the substances of joy, laughter, play, described as forms of roleplaying in some layers of the city of Belo Horizonte. All these substances of the process of Carnival were followed, like an a spiral, to compose the idea of performative plays: the joy as a strategy to persevere while existing, the party as a form of performing the joy of political bodies, the laughter as the ocean spring in the process of Carnival, and the process of Carnival as a public space phenomenon, and the public space phenomenon as a synthesis of occidental cities, the playful as resistance politics, the play as the social structuring of the playful, the ritual structure of the play as a performative aesthetic, the performative play of political bodies in the city: joy, party, laughter, city, playfulness, performance and politics. Through the choice for cartography as a method, the curvatures of the spiral were formed in a process towards the bricolage method, starting from the heteroclite cutouts, from the gathering with the movements, with cultural agents, performers, and the parties connected directly or indirectly with the process of Carnival after Praia da Estação, or with the ones that made me come closer with the city experience; and so, this thesis presents an hybrid methodology. At last, this thesis weaves a conclusion from the setback of performativity, while it maps the aestheticization of politics and the politization of art produced since Brazil’s recent political and media-influenced coup, in a way to propose the dissensual aspect of this thesis.
Assunto: Arte - Aspectos sociais
Arte - Aspectos políticos
Performance (Arte)
Arte e sociedade
Arte - Belo Horizonte (MG)
Artes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/39404
Data do documento: 22-Fev-2019
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