Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39416
Type: Dissertação
Title: Servidores com deficiência de instituições públicas de ensino superior e a pandemia da Covid-19
Authors: Simone Gonzaga França Oscar
First Advisor: Alessandra Cavalcanti de Albuquerque e Souza
First Referee: Fabiana Caetano Martins Silva e Dutra
Second Referee: Claudia Regina Cabral Galvão
Abstract: Por muito tempo, pessoas com deficiência foram excluídas do convívio social e impedidas de desempenharem diferentes ocupações. No curso da história, foram segregadas, integradas e somente após a emergência de diferentes movimentos sociais referentes a direitos humanos, passaram a ser incluídas. Embora políticas de inclusão tenham sido propostas, ainda são necessárias legislações que tragam todas as garantias reais de oportunidades para a inclusão nos diferentes contextos. Portanto, ainda existem dificuldades a serem superadas para a inclusão de todos. Em relação ao mercado de trabalho, as pessoas com deficiência podem encontrar dificuldades no processo de admissão, adaptação e permanência no emprego. O mesmo se observa o que tange a acessibilidade arquitetônica e urbana, os transportes, a comunicação e informação. O objetivo deste estudo foi descrever o processo de admissão e acompanhamento dos servidores com deficiência em instituições pública de ensino superior. Em específico, buscou-se identificar as demandas e problemas relacionados às atividades realizadas por esses servidores, e descrever a acessibilidade e os tipos de barreiras existentes em um dia típico de trabalho no período presencial e no período remoto estabelecido na pandemia da Covid-19. Em Minas Gerais existem onze universidades públicas federais. Todas foram contatadas e cinco tornaram-se parceiras neste estudo. Por meio de convite eletrônico encaminhou-se aos servidores com deficiência destas instituições a formalização para participação e o período para a videoconferência. Nas entrevistas online utilizou-se um roteiro com questões abertas, o Critério de Classificação Econômica Brasil e a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas a análise de conteúdo do tipo categorial temática. Os resultados explicitam um número reduzido de servidores com deficiência nas instituições, revelam barreiras atitudinais, arquitetônicas e de comunicação/informação, como também a acessibilidade de colegas de trabalho, e mostram falhas no processo de admissão e acompanhamento da maioria dos servidores com deficiência nas instituições. O conjunto de informações sobre a temática podem assessorar as universidades a melhorar o processo de acolhimento e adaptação do servidor com deficiência, como também auxiliar na elaboração de estratégias para a inclusão de todos no ambiente universitário.
Abstract: For a long time, people with disabilities were excluded from social life and prevented from performing different occupations. In the course of history, they were segregated, integrated and were only included after the emergence of different social movements related to human rights. Although inclusion policies have been proposed, legislation is still needed to ensure all the real guarantees of opportunities for inclusion in different contexts. Therefore, there are still difficulties to be overcome for the inclusion of everyone. In relation to the labor market, people with disabilities may face difficulties in the process of admission, adaptation and permanence in employment.The same is observed with regard to architectural and urban accessibility, transportation, communication and information.The aim of this study was to describe the process of admission and monitoring of employees with disabilities in public institutions of higher education.Specifically, we sought to identify the demands and problems related to the activities carried out by these servers, and describe the accessibility and types of barriers that exist in a typical workday in the face-to-face and remote period established in the Covid-19 pandemic.In Minas Gerais there are eleven public universities. All of them were contacted and five became partners in this study.The federal public employee of these institutions were sent an electronic invitation containing the formalization for participation and the period for the videoconference. It was used for the online interviews a script with open questions, the Brazil Economic Classification Criteria and the Canadian Occupational Performance Measure. The interviews were recorded, transcribed and submitted to thematic categorical content analysis.The results show a reduced number of employees with disabilities in the institutions, reveal attitudinal, architectural and communication/information barriers, as well as the accessibility of co-workers, and show flaws in the admission and monitoring process of most employees with disabilities in the institutions. The set of information on the subject can help universities improve the process of welcoming and adapting servers with disabilities, as well as assisting in the development of strategies for the inclusion of everyone in the university environment.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39416
Issue Date: 13-Sep-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Simone_final.pdf3.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.