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dc.contributor.advisor1Vanessa Ferraz Almeida Nevespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5601614079869123pt_BR
dc.contributor.referee1Ana Rosa Costa Picanço Moreirapt_BR
dc.contributor.referee2Maria de Fátima Cardoso Gomespt_BR
dc.contributor.referee3Lais Caroline Andrade Bitencourtpt_BR
dc.contributor.referee4Iza Rodrigues da Luzpt_BR
dc.creatorFabíola Aparecida Faria Ribeiropt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9210489835855357pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-17T10:56:38Z-
dc.date.available2022-02-17T10:56:38Z-
dc.date.issued2021-07-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39440-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo compreender e analisar o processo de apropriação da autonomia dos movimentos psicomotores (engatinhar, ficar de pé com e sem apoio, andar, descer e subir o escorregador) de uma criança, ao longo de três anos, no contexto de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte, aqui denominada EMEI Tupi. Por meio de uma abordagem teórico-metodológica baseada na Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski, na Psicogenética de Wallon, na Abordagem Pikler e na Etnografia em Educação, através da observação participante, realizando videogravações e entrevistas semiestruturadas durante todo o ano de 2019, analisamos o material de uso empírico ao longo de três anos, desde a inserção das crianças no berçário, em 2017, e buscamos problematizar como uma dessas crianças conquista a autonomia de seus movimentos, o que a instiga e em quais situações e oportunidades foi desafiada a conquistar determinados movimentos. Através da unidade de análise [ação psicomotora/cognição social situada], compreendemos que o ato não é apenas motor, mas sim psicomotor, estando dialeticamente vinculado às emoções e ao pensamento. A construção do processo de autonomia dos movimentos corporais foi permeada pelas situações sociais de desenvolvimento, constituída pelas diferentes linguagens em uso (expressões faciais, corporais, mudanças no tônus muscular levando à transformação de Danilo – sentar, arrastar-se, engatinhar, ficar de pé, andar, subir e descer do escorregador), pelas interações sociais estabelecidas entre o grupo, pelo papel do adulto e pelo interesse das crianças nos artefatos culturais. Percebemos, ao longo das análises, que os movimentos vão se transformando ao longo do tempo, pois o meio provoca mudanças no desenvolvimento, ao passo que o desenvolvimento também provoca mudanças no meio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt_BR
dc.subjectEtnografia em educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherPsicologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherPsicologia do desenvolvimentopt_BR
dc.subject.otherPsicologia do movimentopt_BR
dc.subject.otherLactentes - capacidade motorapt_BR
dc.subject.otherCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherEtnologia - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherBelo Horizonte (MG) - Educaçãopt_BR
dc.title“A alegria da conquista”: Análise do processo de construção da autonomia dos movimentos psicomotores ao longo de três anos em uma turma de Educação Infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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