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http://hdl.handle.net/1843/39440
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Vanessa Ferraz Almeida Neves | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5601614079869123 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ana Rosa Costa Picanço Moreira | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Maria de Fátima Cardoso Gomes | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Lais Caroline Andrade Bitencourt | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Iza Rodrigues da Luz | pt_BR |
dc.creator | Fabíola Aparecida Faria Ribeiro | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9210489835855357 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-17T10:56:38Z | - |
dc.date.available | 2022-02-17T10:56:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/39440 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo compreender e analisar o processo de apropriação da autonomia dos movimentos psicomotores (engatinhar, ficar de pé com e sem apoio, andar, descer e subir o escorregador) de uma criança, ao longo de três anos, no contexto de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte, aqui denominada EMEI Tupi. Por meio de uma abordagem teórico-metodológica baseada na Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski, na Psicogenética de Wallon, na Abordagem Pikler e na Etnografia em Educação, através da observação participante, realizando videogravações e entrevistas semiestruturadas durante todo o ano de 2019, analisamos o material de uso empírico ao longo de três anos, desde a inserção das crianças no berçário, em 2017, e buscamos problematizar como uma dessas crianças conquista a autonomia de seus movimentos, o que a instiga e em quais situações e oportunidades foi desafiada a conquistar determinados movimentos. Através da unidade de análise [ação psicomotora/cognição social situada], compreendemos que o ato não é apenas motor, mas sim psicomotor, estando dialeticamente vinculado às emoções e ao pensamento. A construção do processo de autonomia dos movimentos corporais foi permeada pelas situações sociais de desenvolvimento, constituída pelas diferentes linguagens em uso (expressões faciais, corporais, mudanças no tônus muscular levando à transformação de Danilo – sentar, arrastar-se, engatinhar, ficar de pé, andar, subir e descer do escorregador), pelas interações sociais estabelecidas entre o grupo, pelo papel do adulto e pelo interesse das crianças nos artefatos culturais. Percebemos, ao longo das análises, que os movimentos vão se transformando ao longo do tempo, pois o meio provoca mudanças no desenvolvimento, ao passo que o desenvolvimento também provoca mudanças no meio. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bebês | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Psicologia histórico-cultural | pt_BR |
dc.subject | Etnografia em educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia do desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia do movimento | pt_BR |
dc.subject.other | Lactentes - capacidade motora | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Etnologia - Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Belo Horizonte (MG) - Educação | pt_BR |
dc.title | “A alegria da conquista”: Análise do processo de construção da autonomia dos movimentos psicomotores ao longo de três anos em uma turma de Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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