Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39445
Type: Tese
Title: Avaliação da implementação de intervenção educacional para pacientes com inefetividade da anticoagulação oral com Varfarina atendidos em hospital universitário: avaliação da : ensaio clínico controlado
Other Titles: Assessment of the effect of educational intervention for patients on warfarin use with poor anticoagulation control: a controlled clinical trial
Authors: Josiane Moreira da Costa
First Advisor: Maria Auxiliadora Parreiras Martins
First Co-advisor: Milena Soriano Marcolino
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Daniel Dias Ribeiro
First Referee: Daniel Nogueira Diniz
Second Referee: Cristiane Aparecida Menezes de Pádua
Third Referee: Fernanda Moura Lanza
metadata.dc.contributor.referee4: Luiz Guilherme do Prado Passaglia
metadata.dc.contributor.referee5: Daniel Dias Ribeiro
Milena Soriano Marcolino
Abstract: Introdução: Com o aumento da expectativa de vida, evidencia-se maior prevalência de doenças crônicas, destacando-se a fibrilação atrial (FA). A varfarina é um anticoagulante oral, derivado cumarínico, amplamente utilizado para prevenção de tromboembolismo, especialmente acidente vascular cerebral (AVC) em pessoas com FA. Apesar dos benefícios, possui estreita faixa terapêutica, interação potencial com medicamentos e alimentos, bem como risco de eventos adversos. A avaliação da qualidade da anticoagulação oral com varfarina é realizada por meio do time in therapeutic range (TTR), calculado a partir de série histórica do exame Relação Normatizada Internacional (RNI), sendo desejável percentual ≥60%. O uso da varfarina requer intensa participação do paciente no tratamento, sendo esse um desafio diante do modelo de saúde médico-centrado ainda predominante no Brasil. Objetivo: Avaliar o efeito da intervenção educacional direcionada a pacientes atendidos em duas clínicas de anticoagulação (CA) do Sistema Único de Saúde (SUS). Método: Ensaio clínico controlado envolvendo pacientes em uso de varfarina atendidos em duas CA da alta complexidade do SUS, localizadas em Belo Horizonte, Brasil. Foram alocados dois grupos no estudo: grupo intervenção no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) e grupo controle no Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN). Os critérios de inclusão foram: idade ≥18 anos, ambos os sexos, acompanhamento ambulatorial em CA por no mínimo seis meses, FA como indicação de uso de varfarina e TTR<60%. A intervenção foi composta por quatro encontros oferecidos em um período de quatro meses, sendo utilizadas estratégias com ênfase na teoria fundamentadora de Paulo Freire e direcionadas a pessoas com baixo letramento funcional em saúde. Os pacientes foram acompanhados no período entre abril de 2019 a agosto de 2020, sendo que pacientes do grupo controle receberam cuidados usuais oferecidos no ambulatório de anticoagulação do HRTN. O desfecho primário foi o TTR, e os desfechos secundários o conhecimento sobre o tratamento anticoagulante oral e autorrelato de adesão ao tratamento com varfarina. Essas variáveis foram mensuradas em ambos os grupos nas fases pré e pós-intervenção, utilizando-se o método de Rosendaal para cálculo do TTR, o instrumento Oral Anticoagulation Test (OAK) para mensuração do conhecimento e registro em prontuário sobre uso incorreto da varfarina para mensuração da adesão. Na fase pós-intervenção, as mensurações das variáveis TTR e adesão ocorreram imediatamente após (tempo zero), bem como três, seis, nove e 12 meses após intervenção. A mensuração do conhecimento sobre o tratamento anticoagulante oral ocorreu nos tempos zero, seis e 12 meses. Resultados: Dentre os 168 participantes, 83 foram alocados no grupo intervenção e 85 no grupo controle. A média de idade foi 65±12,6 anos e 56,6% eram mulheres. Houve 115 (68,5%) participantes com letramento funcional em saúde inadequado e 101 (60,1%) tinham diagnóstico de FA não valvar como indicação para anticoagulação oral. Não se identificou associação estatisticamente significativa entre ser exposto à intervenção e os desfechos TTR e autorrelato de adesão ao tratamento. Identificou-se que participar da intervenção contribuiu para o aumento de cerca de três pontos no escore do conhecimento (p<0,001). Conclusões: A intervenção educacional baseada nas premissas de Paulo Freire contribuiu para o conhecimento de pacientes sobre o tratamento com varfarina no contexto do mundo real. A pesquisa apontou a necessidade de aprimoramento do cuidado aos pacientes em uso de varfarina no Brasil e propôs uma estratégia útil para alcançar qualidade dos cuidados de saúde.
Abstract: Introduction: With the increase in life expectancy, there was an increase of the prevalence of chronic diseases, including atrial fibrillation (AF). Warfarin is an oral anticoagulant, coumarin derivative, widely used for thromboembolism prevention, especially stroke, in people with AF. Despite the benefits, warfarin has a narrow therapeutic range, potential interactions with medication and food, as well as risk of adverse events. The anticoagulation quality assessment with warfarin is performed by the time in therapeutic range (TTR), which is calculated from a historical series of International Normative Ratio (RNI) values, being desirable a percentage ≥60%. The use of warfarin requires intense patient participation in the treatment, and this is a challenge in view of the medical health model still prevalent in Brazil. Aim: To evaluate the effectiveness of an educational intervention directed to patients with ineffective oral anticoagulation with warfarin attended in two anticoagulation clinics (AC) of the Brazil's Public Health System. Method: Controlled clinical trial involving patients on warfarin treated in two anticoagulation clinics located in Brazil. Two groups were allocated to the study, the intervention group at Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG) and the control group at Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN), located in Belo Horizonte, Brasil. Inclusion criteria were: age ≥18 anos, both sexes, outpatient follow-up for at least six months AF diagnoses as indication for warfarin use and TTR <60%. The intervention was composed of four meetings offered over a period of four months. The intervention lasted four months, with the intervention based on Paulo Freire theory, and focused on people with low health literacy. Patients were followed up from April 2019 to August 2020, with patients in the control group receiving usual care offered at the anticoagulation outpatient clinic at HRTN. The primary outcome was TTR, as the secondary outcomes were knowledge about oral anticoagulation, and self-report adherence warfarin therapy. These variables were measured in both groups in the pre- and post-intervention phases. The Rosendaal method was used to calculate TTR, the Oral Anticoagulation Test (OAK) instrument to measure knowledge, and data in the medical records for incorrect warfarin use to measure adherence In the post-intervention phase, the measurements of TTR and adherence occurred immediately after (time zero), as well as at three, six, nine and twelve months after intervention. Results: From the 168 participants, 83 were allocated to the intervention group and 85 to the control group. The mean age was 65±12.6 years and 56.6% were women. There were 115 (68.5%) participants with inadequate health literacy and 101 (60.1%) had non-valvar AF as the indication fororal anticoagulation. no statistically significant association was identified between being exposed to the intervention and the outcomes adherence, and TTR. The participation in the intervention contributed to an increase of about three points in the knowledge score (p<0.001). The results pointed to the contribution of educational intervention to the knowledge of patients on warfarin therapy in the context of the real world, and to the need of improvements in the care of patients on warfarin in Brazil and presented an effective educational strategy to achieve quality of care.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FARMACIA - FACULDADE DE FARMACIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Medicamentos e Assistencia Farmaceutica
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/39445
Issue Date: 22-Dec-2020
metadata.dc.description.embargo: 22-Dec-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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