Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/39469
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silvana Maria Pessôa de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1166879284064150 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Márcia Maria Valle Arbex | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Susana Souto Silva | pt_BR |
dc.creator | Carina Santos Gonçalves | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3314493224642087 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-17T22:08:18Z | - |
dc.date.available | 2022-02-17T22:08:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/39469 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this thesis is to investigate how the echo appears in Marília Garcia’s poetics. After analysing the types of quotations used by the poet, I delve deeper into the method of self- citation, thus relating it to repetition and its effects (such as performance and simultaneity) on the author's poems. Then, I observe the rhythm in Garcia's poetic compositions. Taking the essay form as the guide of this investigation, I rely on Octavio Paz’s thinking and, especially, on the concept of ritornello, created by Gilles Deleuze and Félix Guattari. In the third chapter, I verify how Garcia investigates emotions and feelings through the idea of echo. Finally, I associate echo, performativity, images and maps based on my readings of authors such as Hans Gumbrecht and Walter Benjamin. | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo desta dissertação é investigar como o eco se apresenta na poética de Marília Garcia. A partir da análise de tipos de citação que a poeta utiliza, aprofundo-me na autocitação, relacionando-a com a repetição e seus efeitos nos poemas da autora, tais como a performance e a simultaneidade. Posteriormente, observo como se dá o ritmo nas composições poéticas da autora. Tendo a forma ensaística como norte desta investigação, apoio-me no conceito de Ritornelo de Deleuze e Guattari e em noções de Octavio Paz. No terceiro capítulo, verifico como a poeta se serve do eco para trabalhar a emoção e o sentimento em sua poética. Por último, faço uma relação do eco com a performatividade, as imagens, os mapas, por intermédio de autores como Hans Gumbrecht e Walter Benjamin. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Marília Garcia | pt_BR |
dc.subject | Eco | pt_BR |
dc.subject | Hibridismo | pt_BR |
dc.subject | Citação | pt_BR |
dc.subject | Repetição | pt_BR |
dc.subject.other | Garcia, Marília, 1979- – Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Poesia brasileira – História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Criação literária | pt_BR |
dc.subject.other | Poética | pt_BR |
dc.title | Por uma poética do eco em Marília Garcia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Por uma poética do eco em Marília Garcia .pdf | 1.54 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License