Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39469
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silvana Maria Pessôa de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1166879284064150pt_BR
dc.contributor.referee1Márcia Maria Valle Arbexpt_BR
dc.contributor.referee2Susana Souto Silvapt_BR
dc.creatorCarina Santos Gonçalvespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3314493224642087pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-17T22:08:18Z-
dc.date.available2022-02-17T22:08:18Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39469-
dc.description.abstractThe purpose of this thesis is to investigate how the echo appears in Marília Garcia’s poetics. After analysing the types of quotations used by the poet, I delve deeper into the method of self- citation, thus relating it to repetition and its effects (such as performance and simultaneity) on the author's poems. Then, I observe the rhythm in Garcia's poetic compositions. Taking the essay form as the guide of this investigation, I rely on Octavio Paz’s thinking and, especially, on the concept of ritornello, created by Gilles Deleuze and Félix Guattari. In the third chapter, I verify how Garcia investigates emotions and feelings through the idea of echo. Finally, I associate echo, performativity, images and maps based on my readings of authors such as Hans Gumbrecht and Walter Benjamin.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é investigar como o eco se apresenta na poética de Marília Garcia. A partir da análise de tipos de citação que a poeta utiliza, aprofundo-me na autocitação, relacionando-a com a repetição e seus efeitos nos poemas da autora, tais como a performance e a simultaneidade. Posteriormente, observo como se dá o ritmo nas composições poéticas da autora. Tendo a forma ensaística como norte desta investigação, apoio-me no conceito de Ritornelo de Deleuze e Guattari e em noções de Octavio Paz. No terceiro capítulo, verifico como a poeta se serve do eco para trabalhar a emoção e o sentimento em sua poética. Por último, faço uma relação do eco com a performatividade, as imagens, os mapas, por intermédio de autores como Hans Gumbrecht e Walter Benjamin.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectMarília Garciapt_BR
dc.subjectEcopt_BR
dc.subjectHibridismopt_BR
dc.subjectCitaçãopt_BR
dc.subjectRepetiçãopt_BR
dc.subject.otherGarcia, Marília, 1979- – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherPoesia brasileira – História e críticapt_BR
dc.subject.otherCriação literáriapt_BR
dc.subject.otherPoéticapt_BR
dc.titlePor uma poética do eco em Marília Garciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Por uma poética do eco em Marília Garcia .pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons