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http://hdl.handle.net/1843/39503
Type: | Tese |
Title: | Materialidade do conhecimento de crianças pequenas e a Educação em Ciências na Educação Infantil |
Authors: | Natália Almeida Ribeiro |
First Advisor: | Francisco Ângelo Coutinho |
metadata.dc.contributor.advisor2: | Maria Inês Mafra Goulart |
First Referee: | Ana Maria Rabelo Gomes |
Second Referee: | Maria Cristina Soares de Gouvea |
Third Referee: | Luciana Resende Allain |
metadata.dc.contributor.referee4: | Sandro Vinicius Sales dos Santos |
Abstract: | A materialidade é aspecto fundamental a ser considerado no encontro da Educação em Ciências na Educação Infantil. O objetivo da presente tese é investigar a atuação da materialidade na produção do conhecimento de crianças de cinco anos de idade de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), em Belo Horizonte, durante encontros dedicados a realização de dois projetos de pesquisa desenvolvidos pela turma participante, “O que tem no céu” e “Mundo das águas”. Três objetivos específicos auxiliaram na condução da pesquisa. A materialidade é compreendida a partir da Teoria Ator-Rede, referencial teórico central da tese. Assim, uma noção de materialidade foi elaborada: conjunto de actantes humanos e não-humanos que se conectam de formas variadas, gerando redes de associações que favorecem aprendizagens. A revisão bibliográfica de estudos feitos no encontro entre os campos da Educação em Ciências e Educação Infantil mostrou que a materialidade é compreendida e empregada de formas diversas, porém sem considerar a ação dos não-humanos (os objetos, os seres vivos, os fenômenos naturais). A passividade desses actantes conduz a limitações nas práticas e nas pesquisas gerando resultados que dizem pouco sobre a aprendizagem de ciências das crianças pequenas. Para esta pesquisa, realizou-se um trabalho de campo de observação de uma turma de crianças de cinco anos de idade em seus encontros semanais de desenvolvimento de projetos investigativos relacionados a temas das ciências. Os encontros foram registrados em vídeos e notas de campo. Com auxílio da etnografia constitutiva, somada a Teoria Ator-Rede, uma metodologia foi elaborada a fim de abranger aspectos específicos tanto do trabalho com crianças pequenas quanto da sensibilidade especialmente necessária para o mapeamento das ações de actantes não-humanos. As análises mostraram que adultos e crianças se conectam de formas diferentes a actantes não-humanos e essa diferença interfere nas associações e, consequentemente, nas aprendizagens e nos conhecimentos das crianças. Quando crianças se conectam a actantes diferentes daqueles aos quais adultos se conectam, o objetivo de aprendizagem estabelecido pelos adultos não é atingido, porém outras aprendizagens podem ocorrer. Nessa situação, realidades colaterais são criadas. Crianças e suas conexões entre si e com actantes não-humanos não conectados a adultos fazem brotar uma realidade não compartilhada com adultos. E nessa realidade podem ocorrer aprendizagens imprevistas e não controladas pelo processo pedagógico. Porém, as crianças estão sempre conectadas as professoras. |
Abstract: | Materiality is a fundamental aspect to be considered when Science Education and Early Childhood Education meet. The goal of this dissertation is to investigate the enactment of the materiality in the knowledge production of five-year-old children from a class in an Early Childhood Education Institution, in Belo Horizonte city. The class was observed during their days of school dedicated to the development of their two projects: “What is in the sky?” and “Water’s world”. Three auxiliaries goals help to carry on the research. The materiality is understood through Actor-Network Theory, the main theoretical reference of this dissertation. Thus, an idea of materiality was developed: a set of humans and non-humans actants that connect to each other in many different ways, creating networks of association that hold up learning processes. The literature review of studies made in the encounter between the Science Education and Early Childhood Education fields, showed that materiality is understood and employed in various forms. However, the studies usually do not account for the actions of non-humans (the objects, the living beings, the natural phenomena). The passivity of these actants drives to limitations in the practices and in the researches, which produce results that say little about the young children science learning. For this research, a field work was accomplished by the observation of a five-year-old children class, during their weekly moments dedicated to the of development their science projects. These moments were recorded on video and field notes. A methodology was formulated by combining some elements of the Constitutive Ethnography to the Actor-Network Theory, for the purpose to attend to the specificities to the research with young children and, also, to the sensitivity necessary for tracking the actions of the non-humans actants. The analysis showed that adults and children connect differently to non-humans actants. This difference interferes in the associations and, by consequence, in the learning and in the children’s knowledge. When children connect to non-humans actants that are different from the ones the adults connect, the learning goal established by the adults is not reached, but other learning can occur. In this situation, collateral realities are generated. Children and their connections among themselves and with non-humans actants that do not connect with the adults enact a reality that the adults do not share. In this reality, learning can occur, only they are not foreseen, planned or even controlled by the educational process. Even so, children are also always connected to their teachers. |
Subject: | Educação Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Educação de crianças Aprendizagem Teoria ator-rede Crianças - Idade escolar |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/39503 |
Issue Date: | 30-Jul-2019 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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