Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39508
Type: Tese
Title: Desigualdades sociais e evasão no ensino superior: uma análise em diferentes níveis do setor federal brasileiro
Other Titles: Social inequalities and higher education dropout: An analysis at different levels of the Brazilian federal sector
Authors: Gustavo Bruno de Paula
First Advisor: Cláudio Marques Martins Nogueira
First Referee: Maria Teresa Gonzaga Alves
Second Referee: Rosana Rodrigues Heringer
Third Referee: André Ricardo Salata
metadata.dc.contributor.referee4: Felicia Silva Picanço
Abstract: Esta pesquisa investigou a relação entre desigualdades sociais e evasão no ensino superior público federal, com base em dados de ingressantes do ano de 2016. O desenho da pesquisa combina análises de dados empíricos quantitativos e qualitativos, obtidos em diferentes níveis: nível nacional, incluindo o conjunto das universidades federais; nível institucional ou local, relativo à Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; e nível individual, concernente a entrevistas com universitários. Com informações do Censo da Educação Superior, verificamos se a evasão discente está associada com a origem social dos estudantes das universidades federais. Baseando-nos em estudos que apontam a importância de se diferenciar os tipos de evasão, aplicamos procedimento inovador ao separarmos a evasão do curso ou instituição da do sistema do ensino superior. Com o uso de estatísticas descritivas e modelos de regressão logísticos com efeitos mistos, observamos que apesar de, em geral, haver fraca associação entre variáveis socioeconômicas e evasão, estudantes de origem social mais baixa estão mais vulneráveis a sair do sistema de ensino superior, enquanto seus pares de origem social mais alta, quando evadem, têm maior probabilidade de retornar em outros cursos ou instituições. Os dados mostraram ainda que fatores relativos aos tipos de cursos são mais relevantes para explicar a evasão do que os socioeconômicos. Graduandos de licenciatura e do período noturno, por exemplo, têm maior probabilidade de evadir não apenas dos cursos ou instituições, como do sistema. Aplicamos desenho semelhante para analisar os dados de universitários da UFMG. Nesse caso, separando a evasão de curso, seguida de reingresso, da evasão da instituição. Os resultados também apontaram a fraca influência das características socioeconômicas sobre a evasão, principalmente a da instituição, com maior relevância de fatores relativos às características dos cursos. Com base nesses resultados, passamos para uma análise empírica de caráter mais qualitativo. A partir dos relatos de 12 universitários da UFMG que saíram de cursos ou da instituição, identificamos que as características socioeconômicas são importantes para compreender as diferentes razões de suas decisões de abandonar os cursos. Estudantes de posição social mais elevada evadiram de modo mais voluntário, por razões vinculadas à perda de interesse pelo curso ou para buscarem alternativas tidas como mais satisfatórias, enquanto graduandos de posições sociais mais baixas evadiram de forma mais involuntária, por dificuldades acadêmicas ou responsabilidades externas, como o trabalho, que prejudicavam a permanência. Os resultados indicam que apesar de a origem social não explicar expressivamente a evasão do ensino superior federal, ela é fundamental para entender as diferentes razões que a causam. Concluímos que é importante a elaboração de desenhos de pesquisa que possibilitem diferenciar os tipos de evasão e os motivos que levam os estudantes a saírem do ensino superior, inclusive para produzir políticas sociais mais eficazes, aquelas voltadas para o combate dos processos de evasão que afetam os mais vulneráveis e que constituem exclusão acadêmica e social.
Abstract: This research investigated the relationship between social inequalities and dropout from Brazilian federal public higher education, based on data of freshmen of the year of 2016. For this, the research design combines analysis of empirical quantitative and qualitative data, obtained from different levels: national level, covering the federal universities; institutional or local level, related to the Federal University of Minas Gerais – UFMG; and individual level, concerning interviews with undergraduates of this institution. Using information from the Higher Education Census, we verify if the dropout from the institutions is associated with the social origin of the students from the federal universities. Based on studies that point to the importance to differentiate the types of dropout, we applicate an innovative procedure separating the dropout from program or institution from the higher education system. Through descriptive statistics and logistic regression models with mixed effects, we observed that although, in general, the weak association between the socioeconomic variables and dropout, students from lower social background are more vulnerable to leave the higher education system, while their peers from more affluent social background have a higher probability of returning to other programs and institutions after they dropout. The data also showed that factors related to the types of programs are more important to the explanation of dropout than socioeconomic ones. Undergraduates of teaching or evening degrees, for example, have a higher probability of dropout not only from programs or institutions but also from the system. We applicate a similar design to study the data of undergraduates of UFMG. In this case, separating dropout from a program, followed by re-entry, and dropout from the institution. The results also indicated the weak influence of socioeconomics characteristics on dropout, especially from the institution, with factors related to the characteristics of the programs being more relevant. Based on these results, we pass to a more qualitative empirical analysis. From interviews with 12 undergraduates of the UFMG that left their programs or the institution, we identified that the socioeconomic characteristics were important to comprehend the reasons for their decisions to abandon the programs or the institution. Students from a higher social position left more voluntarily, for reasons linked to the loss of interest in the program or to seek alternatives seen as more satisfactory, while undergraduates of lower social position dropout more involuntarily, for academic difficulties or external responsibilities, like working, that harmed their permanence. The results indicate that even though the social origin does not significantly explain the probability of dropout from higher education, it is fundamental to understand its reasons. We conclude that is important to develop research designs that make it possible to distinguish the types of dropout and the reasons that lead students to leave higher education, to produce more effective social policies that aim to reduce the dropout processes that affects the more vulnerable and that constitute academic and social exclusion.
Subject: Universidade Federal de Minas Gerais - Evasão universitária
Educação
Evasão universitária
Ensino superior - Aspectos sociais
Fracasso escolar
Igualdade na educação
Estudantes universitários - Condições sociais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/39508
Issue Date: 19-May-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE - Desigualdades sociais e evasao no ensino superior - Gustavo Paula.pdf5.94 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons