Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39547
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMaria Elizabeth de Oliveira da Costapt_BR
dc.creatorBeatriz Valadares Cendonpt_BR
dc.date.accessioned2022-02-21T21:26:49Z-
dc.date.available2022-02-21T21:26:49Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume21pt_BR
dc.citation.issue45pt_BR
dc.citation.spage82pt_BR
dc.citation.epage99pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n45p82pt_BR
dc.identifier.issn15182924pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39547-
dc.description.resumoO artigo trata da primeira parte da pesquisa que originou a dissertação intitulada “Educação a distância (EaD), bibliotecas polo e o acesso informacional” disponibilizado aos alunos dessa modalidade de ensino. Aborda as seguintes questões: como as Bibliotecas Universitárias e/ou os Sistemas de Bibliotecas – poderão apoiar as bibliotecas dos polos de apoio presencial, onde a instituição oferece cursos na modalidade a distância? Como oferecer o apoio e o acesso informacional científico aos alunos da EaD? Como assegurar que os alunos da EaD recebam os recursos informacionais necessários às suas atividades de pesquisa e extensão? Como procedimento metodológico a pesquisa consta de duas etapas sendo a primeira delas objeto deste artigo. O artigo relata a pesquisa realizada in loco nas bibliotecas dos polos com a finalidade de verificar os recursos informacionais que os alunos têm à sua disposição, comparando-os com a bibliografia básica dos cursos dessa modalidade. Pode-se concluir, por meio da análise e observação dos dados, que o material bibliográfico dos polos, comparado à bibliografia básica dos cursos, não atende às demandas necessárias dos usuários e ao ideal de uma biblioteca. A primeira parte deste estudo é também caracterizada como pesquisa-ação, e seus resultados foram apresentados à Instituição pesquisada.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEncontros Biblipt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBibliotecas Universitárias.pt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectEstudos Usuários EaDpt_BR
dc.subjectFontes de Informaçãopt_BR
dc.subject.otherBibliotecas Universitárias.pt_BR
dc.subject.otherEducação a Distânciapt_BR
dc.subject.otherBiblioteca Polo de Apoio Presencialpt_BR
dc.subject.otherFontes de Informaçãopt_BR
dc.titleEducação a distância, bibliotecas polo e os recursos informacionais: uma pesquisa-açãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/39180pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_Educação a distância, bibliotecas polo e os recursos.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.