Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/39584
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Special interest group in simulariam in health: building a collaborative network in the simulation área
Título(s) alternativo(s): Grupo de interesse especial em simulação em saúde: construindo uma rede colaborativa na área de simulação
Autor(es): Monalisa Maria Gresta
Maria do Carmo Barros de Melo
Guilherme Epifânio Silva
Mônica Pena de Abreu
Resumen: The Telemedicine University Network (RUTE) is an initiative of the National Network of the Ministry of Science Research, Technology and Innovation (MCTI) aimed at integrating public university and teaching hospitals, medical schools and research institutions is considered a pioneer and a the world’s largest. Simulation is an area of knowledge that is expanding in the various health care levels and is recognized as an effective methodological tool for teaching, assistance, training, and at the same time opens the door to a wide field of research. Being a teaching new methodology need professional training and exchange of experiences in order to ensure the widest dissemination of knowledge. The article describes the process of the creation of a Special Interest Group in Simulation in Health and prospects of cooperation between the institution on this subject. The inaugural session was held in August 2016 and participated in the three sessions held 120 listeners from various institutions. One of the speakers was a professor at the University of Porto (Portugal). The profile analysis of participants shows that there is still a modest participation of academics in relation to the participation of teachers and other professionals. The data also show the great interest of nursing and other health areas in the simulation theme. Most participants are in northeastern Brazil.
Abstract: A Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) é uma iniciativa da Rede Nacional do Ministério da Ciência Pesquisa, Tecnologia e Inovação (MCTI) que visa integrar universidade pública e hospitais de ensino, escolas médicas e instituições de pesquisa é considerada pioneira e uma das maiores do mundo . A simulação é uma área do conhecimento que está em expansão nos diversos níveis de atenção à saúde e é reconhecida como uma ferramenta metodológica eficaz para ensino, assistência, treinamento e, ao mesmo tempo, abre as portas para um amplo campo de pesquisa. Por ser uma nova metodologia de ensino necessita de capacitação profissional e troca de experiências a fim de garantir a mais ampla disseminação do conhecimento. O artigo descreve o processo de criação de um Grupo Especial de Interesse em Simulação em Saúde e as perspectivas de cooperação entre a instituição neste tema. A sessão inaugural foi realizada em agosto de 2016 e nas três sessões participaram 120 ouvintes de diversas instituições. Um dos oradores foi um professor da Universidade do Porto (Portugal). A análise do perfil dos participantes mostra que ainda há uma participação modesta de acadêmicos em relação à participação de professores e outros profissionais. Os dados também mostram o grande interesse da enfermagem e de outras áreas da saúde pelo tema simulação. A maioria dos participantes está no nordeste do Brasil.
Asunto: Simulação
Videoconferência
Educação médica
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39584
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://cetes.medicina.ufmg.br/revista/index.php/rlat/article/view/155/300
metadata.dc.relation.ispartof: Revista latino-americana de telesalud
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
2016_Special interest group in simulariam in health building a collaborative network in the simulation área.pdf683.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.